Cultura | Gastronomia | Notas

Projeto incentiva recuperação de bares e restaurantes da Cidade Baixa e Centro de Porto Alegre

Change Size Text
Projeto incentiva recuperação de bares e restaurantes da Cidade Baixa e Centro de Porto Alegre Cidade Baixa. Foto: Cristine Rochol/PMPA

Unidos, 22 bares e restaurantes dos bairros Cidade Baixa e Centro participam do projeto Sempre Cidade Baixa e Sempre Centro. A ação é do Sebrae RS, cuja proposta é organizar e oferecer diversas experiências a turistas e moradores de Porto Alegre e arredores nos estabelecimentos que já são referências na cidade. 

O projeto propõe rotas para todos os gostos e perfis de clientes, que perpassam pelos 22 negócios, incentivando-os a conhecer novos lugares ou revisitar os já conhecidos. É uma convocação para que todos aproveitem os atrativos dos dois bairros e ajudem na recuperação dos bares e restaurantes.

Publicidade

Os empreendimentos participantes serão divididos em roteiros distintos, com propostas de pub crawl, ou seja, de passeio por mais de um bar e/ou restaurante numa única noite. Estes “caminhos” serão lançados em breve, sobretudo nas redes sociais, por meio de influenciadores digitais que vão se divertir e compartilhar suas experiências como “embaixadores oficiais” do projeto.

Os clientes serão convocados pelos influenciadores a utilizar a hashtag #SempreCidadeBaixa e #SempreCentro em seus posts quando estiverem pela região, de modo a convidar mais e mais amigos a colaborar com este verdadeiro movimento em apoio aos pequenos negócios.

Sete influenciadores digitais gaúchos foram convidados para promover o projeto que visa a valorização de bares e restaurantes da Cidade Baixa e do Centro de Porto Alegre. São eles: Diogo Poetsch (@vouavaliando), Sofia Arend e Sofia Mainardi (@sofiasporai), Juliana Palma (@jupalma) e a dupla Bruna Pehl e Leo Mendes (@comeguria), além de Anelise Zanoni (@travelterapia), que é coordenadora do projeto.

Os roteiros foram montados conforme os maiores interesses dos frequentadores: Botecando – Música e Petiscos; Caminho Gastronômico; Happy Hour com os Amigos; Diversão até mais Tarde; Sabores e Culturas; e Sempre Clássicos (do Centro e da CB). A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), sucursal Porto Alegre, vai ceder seu perfil @festivaisabraselrs para posts do projeto e apoiar toda a ação.

Em uma segunda etapa do projeto, um grupo de outros influenciadores digitais gaúchos percorrerá diferentes roteiros para também mostrar experiências nos bares e restaurantes dos bairros Cidade Baixa e Centro. A ideia é seguir a campanha até início de agosto.

De acordo com Lissandra Monza, Analista de Articulação de Projetos do Sebrae, o objetivo da ação é poder mostrar para Porto Alegre e para quem vem de fora o que tem para fazer na Cidade Baixa e no Centro Histórico. “Apesar da enchente, eles já estão prontos, estão preparados, passaram já por um ano e meio de projeto, de capacitação, estão prontos para poder retomar e ofertar o que tem de melhor”, acrescenta.

Para Joaquim Ulisses de Araújo Santos, presidente da Associação Comercial dos Comerciantes da Cidade Baixa, a atmosfera democrática de ambos os bairros é ideal para fazer refeições, descontrair, escutar boa música, encontrar amigos e aproveitar o que cada local tem a oferecer.

“É preciso rever amigos para conseguir, inclusive, focar na recuperação de cada um de nós e, por consequência, na normalização da cidade”, comenta Joaquim Ulisses. Para Moacir Biasibetti, do Via Imperatore, cada um dos negócios tem algo único e todos estão aptos, completamente higienizados, seguros e prontos a receber. “Há segurança pública nos bairros, segurança alimentar nas cozinhas, ânimo entre os garçons, alegria entre os músicos e DJs. Todos estão com muita vontade de proporcionar o melhor aos visitantes”, convoca.

Participantes do Projeto Sempre Cidade Baixa – Sempre Centro

Armazém Poa (@armazempoa)
Barco Noiva do Caí II (@barconoivadocai)
Boteco Cotiporã (@boteco_cotipora)
Boteco do Joaquim (@botecodojoaquim)
Boteco Exportação (@boteco.exportacao)
Boteco Matita Perê (@botecomatitapere)
Boteco Pedrini (@botecopedrini)
Boteko República (@boteko_republica)
Brita (@britapoa)
Cavanhas Centro Histórico (@cavanhas)
Cavanhas Cidade Baixa (@cavanhas)
Cucko (@cuckopoa)
Espaço Cultural 512 (@espacocultural512)
IN Sano Pub (@in-sano-pub)
Low Town Brew Pub (@lowtown.brewpub)
Nicu’s Bar e Restaurante (@restaurantenicus)
Povoada Gastrobar (@povoadagastrobar)
Restaurante Gambrinus (@gambrinus1889)
Spoiler (@barspoiler)
Tantan Bar (@tantan_bar)
Venezianos Pub Café (@venepubcafe)
Via Imperatore (@via_imperatore)

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?