Música | Notas

Projeto Música na Porta da Tua Casa promove encontros musicais virtuais

Change Size Text
Projeto Música na Porta da Tua Casa promove encontros musicais virtuais Foto: Carlinhos dos Santos/Divulgação

O projeto Música na Porta da Tua Casa, do Festival Música de Rua, vai promover visitas virtuais de artistas a famílias que têm uma ligação com a música nas cidades de Antônio Prado, Flores da Cunha, Farroupilha, Bento Gonçalves, além de Caxias do Sul.

Os registros destas batidas de portas virtuais serão veiculados a partir de segunda (19/4), seguindo até sexta (23/4), com cinco vídeos de cinco minutos que irão ao ar às 10h na página do Facebook do festival.

Os encontros recheados de música e emoção começam com o Duo de Viola e Acordeon de Rafael De Boni e Valdir Verona se encontrando musical e virtualmente com a Família Farina, de Bento Gonçalves. Os farina têm como patriarca Geraldo Farina, que atuou como maestro de diferentes grupos de canto de Bento Gonçalves e, em 2015, lançou o livro Vigor da Canção Popular Italiana no RS. Seu Geraldo legou a paixão musical para a filha Camila Farina, também musicista, além de Diogo e Cassiano, que tocaram na banda Blackbirds e atualmente integram o projeto Beatles no Acordeon.

Nos próximos encontros, a dupla formada pelos acordeonistas Karol Coelho e Rafael Siqueira vai entregar uma música pelas redes digitais para a Família Postali, de Antônio Prado, que tem laços ligados à tradição musical na Serra. A história começa com Primo Postali, que tocava bandoneon e construía violinos, deixando a paixão pela música ao filho Silvio, que tocou muito bandoneon aos pradenses na década de 50 em bandas e bailes. As filhas dele, Evelyn Ema Postali e Ceres Postali Marcon se dedicam ao piano, chegando à quarta geração, com Armanda e César – ele tocando piano e contrabaixo e ela no piano e órgão.

Outra visita virtual de Carol Coelho e Rafael Siqueira será para a Família Carpeggiani, de Flores da Cunha. Nesta família, a mãe Erica Ravizzoni Carpeggiani toca gaita e a filha Shamila mantém a escola de dança chamada Mahaila, é dançarina e cantora, tendo sido vocalista da Hábitos Groove, banda que teve com o marido Rodrigo Marcon, que mantém o estúdio Sona na cidade. Além de Shamila, tem o filho Elias, que toca piano e teclado e atualmente tem uma banda chamada MagicoZ. A outra integrante do clã musical Carpeggiani é Taís que, com o marido Jean, tem uma banda tributo a Janis Joplin chamada Cheap Thrills. Na formação, ela é voc alista e ele, guitarrista.

Seguindo na programação do Música Na Porta da Tua Casa, Valdir Verona e Rafael De Boni também farão um número musical virtual para a Família Fontanela, de Farroupilha, chegando à casa de Vanderlei Fontanela, também conhecido como Nambu, maestro da Banda Municipal de Farroupilha, cujo pai, Pedro Fontanella, toca viola caipira, acordeon e violão. Isso tudo além de cantar, ter sido palhaço de circo e locutor de rádio.

No rap e na rede digital, o Projeto Rapajador, representado pelo rapper Chiquinho Divilas, dá um salve para a Família Fonseca, de Caxias. As rimas serão para Carla Fonseca, uma das frentes da Escola de Samba Acadêmicos do São Vicente, que iniciou sua trajetória na escola aos 6 anos de idade. Ela é avó de Pablo e Rauan, os MC’s mirins que acompanham Chiquinho Divilas em algumas apresentações.

Os vídeos têm direção de Ilha 8c5a, com fotografia e som de Breno Dallas, Saimon Cesar Fortuna e Dinarte Paz.

Foto: Breno Dallas/Divulgação
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?