Educação | HQ | Notas

Projeto Nossa Escola Tem História cria gibis com histórias de escolas caxienses

Change Size Text
Projeto Nossa Escola Tem História cria gibis com histórias de escolas caxienses Ilustrações de Ernani Carraro e arte gráfica de Paulinha Suzuki/Divulgação

Um jeito dinâmico de registrar a história e proporcionar o exercício da criatividade dos estudantes caxienses é o foco do projeto Nossa Escola Tem História, que vai editar três gibis sobre escolas caxienses. A ideia começou a tomar forma com a abertura das inscrições para as oficinas formativas que serão realizadas na Escola Municipal Carlin Fabris, de Caxias do Sul, a primeira de três escolas municipais que serão atendidas pelo projeto. As inscrições vão até o final de junho, por formulário do Google Forms, para 15 alunos.

Nossa Escola Tem História prevê a pesquisa de fontes históricas que possibilitará aos participantes o contato com diferentes referenciais e, a partir deles, as histórias para os gibis começam a ganhar forma. Além disso, serão levantadas informações sobre as personalidades que dão nome a escolas caxienses, e suas histórias, para a produção textual sobre esses personagens. 

Também será realizada oficina de ilustração em histórias em quadrinhos para que sejam criadas as tramas que vão originar três gibis produzidos de forma coletiva pelos estudantes. As atividades são coordenadas pela historiadora Ana Paula Almeida, pelo jornalista Régis Vargas e pelo ilustrador Ernani Carraro.

Cada uma das três revistas em quadrinho gibis falará de uma escola. Escolhida a primeira, o projeto ainda está aberto à adesão de outras duas escolas municipais interessadas nas atividades propostas. Serão disponibilizados exemplares para cada escola e será programado um lançamento em data e horário a definir.

Valendo-se do caráter lúdico e do apelo que o formato gibi tem junto ao público jovem, a ideia é valorizar e reconhecer a personalidade da pessoa que dá nome à escola, informação muitas vezes desconhecida pela comunidade, deixando um legado às novas gerações sobre as figuras homenageadas por estes estabelecimentos, incentivando a interação comunitária. Outra ação derivada das atividades é a reflexão de aspectos da história de cada escola, suas peculiaridades e contextos.

Na Carlin Fabris, a primeira escola que aderiu ao Nossa Escola Tem História, que está localizada em Conceição da Linha Feijó, no bairro Desvio Rizzo, as oficinas começam em julho e seguirão até a metade do mês de agosto, com vagas para alunos do 5º ao 9º ano. As oficinas serão realizadas nas sextas-feiras à tarde para uma única turma, aproveitando o deslocamento dos alunos para estar o turno inteiro na escola, quando serão atendidos 15 alunos.

A construção da identidade visual do Nossa Escola Tem História foi feita de forma colaborativa, por Ernani Carraro e Paula Suzuki, dois nomes importantes da arte gráfica caxiense. As ilustrações com uma turma de personagens que estarão nas artes gráficas e materiais de divulgação são de Ernani Carraro. Já a concepção e criação da identidade visual com “cara de gibi” leva a assinatura de Paulinha Suzuki. 

O projeto é realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul/LIC Municipal, com apoio cultural da Racon Consórcios.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?