Cinema | Notas

Projeto Odilon Lopez – 50 Anos resgata legado de protagonista negro do audiovisual no RS

Change Size Text
Projeto Odilon Lopez – 50 Anos resgata legado de protagonista negro do audiovisual no RS Foto: Thais Silveira/Divulgação

Pioneiro no Rio Grande do Sul e um dos primeiros diretores negros do cinema no Brasil, Odilon Lopez é a inspiração para um importante resgate da história e memória do audiovisual no Estado.

Lançado pelo coletivo Macumba LAB e Reina Produções, o Projeto Odilon Lopez – 50 Anos incentivará a capacitação de novos talentos e produzirá um curta-metragem em celebração ao legado do cineasta.

Na primeira etapa do projeto será oferecido um curso gratuito a distância de curta-metragem documental, especialmente direcionado para jovens negros e negras de periferias do Rio Grande do Sul.

As aulas do Curso de Cinema Documental Odilon Lopez serão no formato online, entre os meses de fevereiro e abril, abordando temas como História Afrocentrada do Cinema, roteiro, produção, direção e edição de documentário. Com esses ensinamentos, ao final dos encontros e por meio de consultorias, os participantes realizarão um minidocumentário autoral.

O curso também disponibilizará 20 bolsas de estudos, com auxílio de R$ 600 e de acesso à internet. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 26 de janeiro ou até atingir o número de 70 inscritos no site.

— A possibilidade em proporcionar uma ação formativa com este contexto contribui com a democratização do audiovisual no Estado, amplia oportunidades para novos talentos e de narrativas com mais representatividade. Também promovemos assim o resgate e a preservação da história e cultura afro-brasileira em ambientes educativos, como prevê a Lei 10.639/03, por exemplo. Esta iniciativa é um marco para o Rio Grande do Sul — ressalta Mariani Ferreira, uma das fundadoras do coletivo Macumba LAB.

No mês de fevereiro será realizado um curta-documentário sobre a vida e obra de Odilon Lopez, com a participação de fontes ligadas à família do cineasta, além de pesquisadores e personalidades do cinema gaúcho. O material será exibido em instituições de ensino, ampliando espaços de reflexões sobre identidade étnica e racismo, e será gravado e produzido inteiramente por profissionais negros e negras do cinema do Rio Grande do Sul.

Juntos, Coletivo Macumba Lab e Reina Produções conduzem a iniciativa que é uma das contempladas na lei Aldir Blanc de incentivo às produções culturais (Lei federal nº 14.017/2020). O projeto também integra as celebrações de 50 anos de lançamento do filme Um é Pouco, Dois é Bom, de Odilon Lopez e tem apoio de Iecine, FURG, Cinemateca Capitólio e KF Studios.

Para mais informações acesse: www.macumbalab.com.br e o Instagram@odilonlopez50

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?