Música | Notas

Rádio da Universidade estreia o programa “Piano Forte”

Change Size Text
Rádio da Universidade estreia o programa “Piano Forte” Foto: Ana Laura Freitas/Divulgação

A Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul comemora o seu aniversário de 63 anos com novidade na programação. O Piano Forte estreia na quarta (18/11), às 20h, pelos 1080 AM e no site www.radio.ufrgs.br, com uma conversa com a curadora convidada desta primeira temporada, a professora Catarina Domenici, do Instituto de Artes da UFRGS. 

O programa semanal valoriza a memória da emissora através do piano Grotrian Steinweg, com um quarto de cauda, presente no estúdio desde o início da década de 1960, quando a rádio foi transferida para o prédio que ocupa até hoje, na Rua Sarmento Leite, em Porto Alegre.

O instrumento foi adquirido por encomenda do compositor Armando Albuquerque (1901-1986), que atuou como orientador musical da emissora. De lá para cá, inúmeros artistas em visita à cidade, bem como professores e alunos da universidade, utilizaram o piano durante as transmissões.

“O instrumento guarda a memória de como ele foi tocado, de como foi solicitado, do pianista que trabalhou junto com ele”, observa Catarina Domenici. E acrescenta: “Nesse sentido, o piano da Rádio da Universidade tem uma alma gigantesca, porque tem muita história”.

Jogando com o nome do fortepiano, antecessor do piano moderno, o novo programa sublinha a importância da tradição pianística no Rio Grande do Sul. A proposta do programa é promover e registrar novos encontros com o instrumento da Rádio da Universidade.

A cada semana, apresenta um convidado diferente, em um pequeno recital comentado, gravado como se fosse ao vivo, praticamente sem edições. O conjunto dos programas proporciona aos ouvintes o contato com o trabalho de diferentes pianistas e com formas variadas de se relacionar com um mesmo instrumento.

A primeira temporada de Piano Forte conta com a participação de Ana Fridman, André Golbert, André Loss, Bethy Krieger, Dunia Elias, Fernando Rauber, Liliana Michelsen, Luciano Leães, Ney Fialkow, Paulo Dorfman e Rodolfo Faistauer. Os registros foram realizados no segundo semestre de 2019, contando com fundamental apoio da médica egressa da UFRGS Maria Helena Mazzaferro Bronca, para o custeio da manutenção do piano da Rádio neste período.

Os jornalistas Ana Laura Freitas e André Grassi são responsáveis pela produção e apresentação do programa. 

Andre Golbert. Foto: Andre Grassi/Divulgação
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?