Notas

Restauração das telas de Aldo Locatelli e José Sicart

Change Size Text
Restauração das telas de Aldo Locatelli e José Sicart Foto: Lucas Pedruzzi/Divulgação

Igreja Nossa Senhora de Lourdes, situada no bairro Azenha, abriga significativas obras artísticas. Com o passar do tempo a situação de conservação das pinturas se agravou visivelmente, o que demanda uma imediata intervenção de restauro. 

Após preparação e faceamento, a tela A Aparição da Virgem (Óleo s/ tela, 1962), de Aldo Locatelli, será retirada do altar central da paróquia e levada para a lateral direita da nave da igreja, onde permanecerá por um período sendo restaurada. O seu deslocamento é necessário, pois o bastidor de metal que a sustenta precisa ser substituído por um de madeira. A ação está agendada para o dia 23 de fevereiro.

Está prevista, ainda, a recuperação de uma segunda tela de Aldo Locatelli Sagrado Coração de Jesus e São José, de autoria do artista espanhol José Riera Sicart.

Foto: Lucas Pedruzzi/Divulgação

As duas pinturas de Aldo Locatelli (1915-1962) foram tombadas pelo município de Porto Alegre levando em conta a importância do trabalho do artista no estado Rio Grande do Sul e das técnicas por ele utilizadas. Imprescindível mencionar que foram as últimas produzidas pelo artista ítalo-brasileiro antes de sua morte.

A atuação da equipe responsável pelo restauro, formada por Leila Sudbrak na supervisão geral do trabalho das restauradoras Maria Cristina Ferrony e Vivian Lockmann, é baseada nos princípios internacionais que regulamentam a restauração de bens culturais, dentro do padrão de conservação museológica, de patrimônio da humanidade, preconizados pelo Conselho Internacional de Museus.

Foto: Lucas Pedruzzi/Divulgação

Um projeto de patrimônio envolve muitos parceiros. Patrocinada pela Sulgás e pela Medlive, por meio do financiamento Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a iniciativa é realizada pela Mitra da Arquidiocese de Porto Alegre, sob a coordenação geral da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e o acompanhamento da Cúria Metropolitana de Porto Alegre. A Cult Assessoria e Projetos Culturais responde pela gestão.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?