Música | Notas

Roberto Carlos ganha homenagem de amigos e admiradores na celebração dos seus 80 anos

Change Size Text
Roberto Carlos ganha homenagem de amigos e admiradores na celebração dos seus 80 anos Zeca Baleiro. Foto: Silvia Zamboni/Divulgação

Nesta segunda (19/4), o Itaú Cultural festeja o aniversário de 80 anos do cantor Roberto Carlos em seu site. Com depoimentos feitos especialmente para essa data, os cantores Tom Zé, Zeca Baleiro, Odair José, Iara Rennó, Erika Martins e Ronnie Von, revelam suas músicas favoritas do cantor e as lembranças marcantes que têm dele.

Todas as canções escolhidas pelos convidados ficam disponíveis em uma playlist criada na conta do Spotify do Itaú Cultural.

“Quando penso nele, antes de qualquer coisa, penso em como é bom cantor, o Roberto, afinado, preciso, econômico. E me lembro das férias que passávamos em Arari, interior do Maranhão, ouvindo os discos que saíam sempre em dezembro”, conta Baleiro.

Odair José, que elegeu Quero Que Vá tudo Pro Inferno como sua música preferida, é um saudosista ao falar sobre sua relação com o aniversariante. “Pensar no Roberto é lembrar da minha juventude, dos meus primeiros sonhos e de como foram maravilhosas aquelas tardes de Domingo”.

Odair José. Foto: Vinicius Denadai/Divulgação

Outros convidados a revelar suas memórias afetivas sobre Roberto Carlos no site, são as apresentadoras Regina Casé, Fernanda Gentil e Sarah Oliveira (ex-MTV), o poeta Sérgio Vaz, os atores Áurea Maranhão e Gabriel Leone, e os jornalistas culturais, Pedro Alexandre Sanches e Jotabê Medeiros.

Prestes a lançar o livro Roberto Carlos – Por isso essa voz tamanha (Todavia), Medeiros chama a atenção para a versão original da canção As curvas da estrada de Santos e como ela mostra, em suas palavras, um arranjo ardido e desafiador dentro do repertório do músico.

A premiada artista plástica Beatriz Milhazes, que ganhou uma ampla exposição sobre sua obra no Itaú Cultural e no MASP, também foi convidada a prestar uma homenagem ao cantor. Ela vai reapresentar uma gravura que fez especialmente para celebrar os 50 anos de carreira do Roberto Carlos, em 2009.

Arte: Beatriz Milhazes/Divulgação
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?