Agenda, Literatura, Notas

Ronaldo Bueno apresenta podcast sobre literatura

Change Size Text
Ronaldo Bueno apresenta podcast sobre literatura Foto: Diogo Sallaberry/Divulgação

Fazer uma jornada entre histórias, autores e personagens. É com esse propósito que o jornalista Ronaldo Bueno, lança na terça (24/11), às 18h, o Atraverso, podcast sobre literatura que oferece aos ouvintes uma espécie de curadoria, apresentando escritores, trazendo curiosidades sobre livros, contextualizando obras e proporcionando leituras alternativas sobre histórias já conhecidas.

Os episódios serão disponibilizados quinzenalmente, todas as terças, nos principais agregadores de streaming, e reprisados pela Rádio Pinguim, às terças (20h), quintas (21h) e sábados (13h).

— Os índices de leitura no país pioraram nos últimos quatro anos. Para se ter uma ideia, de 2016 pra cá, perdemos 4,6 milhões de leitores, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Ao mesmo tempo, a procura por clubes de leitura tem crescido bastante. Existe uma demanda por curadoria na hora de escolher os livros. As pessoas querem saber por onde começar, que autores precisam ler, se compram best-sellers ou livros aclamados pela crítica. É neste sentido que um podcast pode ajudar tanto os leitores mais experientes quanto os que buscam criar ou retomar o hábito da leitura — salienta Bueno, ouvinte assíduo de podcasts de gêneros variados há alguns anos.

Debruçado sobre o projeto desde abril em todas as suas fases, do planejamento até os últimos preparativos para o lançamento, o apresentador adianta que os episódios seguirão um perfil narrativo, recorrendo a técnicas tipicamente jornalísticas, como apuração de informações, entrevistas, descrição e contextualização. Cada programa terá uma pauta e uma estrutura narrativa pensadas especialmente para o assunto abordado. 

No episódio de estreia, Bueno recebe o pernambucano Marcelino Freire, com quem conversa sobre a linguagem das ruas na literatura.

“O Marcelino é um autor que me conquistou logo nas primeiras linhas de Rasif: mar que arrebenta (2008). Ele tem uma escrita que nos provoca a sair das bolhas em que estamos para olhar o que está acontecendo ao nosso redor, à margem da sociedade. O texto do Marcelino é como um grito abafado, que precisa ser ouvido. E tudo isso com uma narrativa fluída, com marcas de oralidade, personagens que saltam das páginas. É uma literatura necessária, sobretudo nos tempos bicudos em que vivemos.”

Ronaldo Bueno é jornalista graduado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com experiência em rádio, impresso e assessoria de imprensa. Em oito anos de redação, foi produtor e apresentador na Tua Rádio São Francisco e atuou como repórter de cultura no Jornal Pioneiro (Grupo RBS), escrevendo sobre literatura e comportamento.

terça-feira, 24 de dezembro de 2020 | 18h00

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.

O matinal
PRECISA
de você

Precisamos bater a meta do nosso crowdfunding para seguirmos ativos em 2021

O matinal
PRECISA
de você

Precisamos bater a meta do nosso crowdfunding para seguirmos ativos em 2021