Música | Notas

“Sankofa” é o novo lançamento do pianista Amaro Freitas

Change Size Text
“Sankofa” é o novo lançamento do pianista Amaro Freitas Foto: Jão Vicente/Divulgação

De uma periferia do Recife à promessa de ícone internacional do jazz, o pianista Amaro Freitas segue fazendo o jazz dançar com frevo, baião e outras riquezas dos ritmos nordestinos sem pisar-lhes os pés. Sankofa, símbolo Adinkra dos povos acã, da África Ocidental, que representa um pássaro com a cabeça voltada para trás, é o nome de seu terceiro álbum, que será lançado em junho, e também o título do segundo single, que já está disponível nas plataformas digitais

Quando se deparou com o símbolo em uma bata à venda em uma feira africana no Harlem, Nova York – bairro que historicamente foi palco de grandes pianistas do jazz como Thelonius Monk e Art Tatum -, e compreendeu a importância de seu significado, Amaro fez dele o conceito fundamental do disco.

Como todos os álbuns do pernambucano, Sankofa levou cerca de três anos para ser feito, com o trio passando oito horas por dia, quatro dias por semana no estúdio. “Valorizamos o processo criativo. Sabemos que leva tempo para chegar a um lugar diferente, para entendê-lo e traduzi-lo. É dedicação, disciplina e sabedoria. Meses se passam e as ideias começam a se encaixar. O tempo é o mais importante. Não podemos chegar aonde queremos sem ele. Tenho o desejo de dizer às gerações futuras: vamos desacelerar, vamos nos dar mais tempo, vamos fazer coisas mais profundas. Vamos parar de nadar na superfície, vamos mergulhar”, diz ele.

O novo álbum, que será lançado em junho, conta com patrocínio da Natura Musical, realização da 78 Rotações e parceria da gravadora inglesa Far Out. Amaro Freitas foi selecionado pelo programa, através do Edital Natura Musical, ao lado de nomes como Linn da Quebrada, Bia Ferreira, Juçara Marçal, Kunumi MC, Rico Dalasam.

Escute o single Sankofa aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?