Música | Notas

“Saudade” é o novo álbum de Alceu Valença

Change Size Text
“Saudade” é o novo álbum de Alceu Valença Foto: Leo Aversa/Divulgação

Saudade, novo álbum em voz e violão de Alceu Valença, é o segundo dos quatro lançamentos no formato que o artista apresenta ao longo de 2021. 

A faixa-título foi composta durante o período de quarentena na pandemia. Nesta toada, que remete ao melhor de seu cancioneiro, Alceu expressa com suavidade e lirismo todo o espanto diante do medo, das despedidas, das desigualdades.

Saudade da estrada, saudade da rua”, canta o poeta andarilho, acostumado a fazer nas canções a crônica de suas caminhadas diárias pelas ruas do Rio ou do Recife, como em Andar, Andar.

Outra inédita é o samba Era Verão, que tem como tema a mudança do jovem Alceu de Recife para o Rio, no começo da década de 1970. A canção abre o álbum, seguindo o padrão estabelecido no trabalho anterior, Sem Pensar no Amanhã: a ordem das faixas compõem um roteiro sentimental idealizado pelo cantor.

Capa de “Saudade”/Divulgação

Na sequência, versões intimistas de dois de seus maiores sucessos: Tropicana e Como Dois Animais (ambas de 1982) remetem a verões festivos, repletos de mistérios, desejos e sabores tropicais. Ai de Ti Copacabana (2005) e Andar Andar (1990), mantém o Rio de Janeiro no radar. A primeira, alude à crônica de Rubem Braga, a segunda flerta com o blues.

Tesoura do Desejo (1991) é uma canção de separação, ambientada ‘num certo bar Leblon’, que prepara o clima devorador de Solidão (1984). E por falar em saudade, o Samba do Tempo (2005) se dilata como um fio para reconduzir o artista a seu sempre acessível idílio olindense, na bossa Ladeiras (1994) e no mantra Olinda (1985), onde o silêncio rompe a madrugada pela paz dos mosteiros da Índia.

Gravado no Estúdio Tambor (Rio de Janeiro), com produção de Alceu Valença e Rafael Ramos, o álbum tem Matheus Gomes na técnica e Yanê Montenegro na produção executiva.

Escute o álbum Saudade aqui

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?