Cultura | Notas

Secretaria de Estado da Cultura do RS realiza programação alusiva ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Change Size Text
Secretaria de Estado da Cultura do RS realiza programação alusiva ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), por meio do MARGS, Casa de Cultura Mario Quintana, MACRS, Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e Centro de Desenvolvimento de Expressão (CDE), realiza de 15 a 20 de fevereiro uma programação alusiva às comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Serão trazidas a público palestras e oficinas, além de conteúdos nas redes sociais, que abordam o evento que se tornou o marco simbólico e histórico do modernismo no Brasil, considerado um divisor na história da cultura brasileira.

Com a perspectiva de oferecer resgates, revisões e leituras plurais sobre a Semana de 22, a programação apresentará 3 palestras com as pesquisadoras Regina Teixeira de Barros, Daniela Kern e Paula Ramos, respectivamente, nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro. Sempre às 17h, os eventos serão transmitidos pela página do Facebook da Casa de Cultura Mario Quintana, sem necessidade de inscrição.

Por meio dos setores educativos do MARGS, MACRS, CDE, CCMQ e IEAVI, nos dias 15, 16 e 20 de fevereiro serão realizadas, respectivamente, as oficinas O que cabe nas palavras?, Leitura coletiva em voz alta de Macunaíma, de Mário de Andrade e Fora da caixa: retrato em dupla. Os eventos ocorrem na Sala de Oficinas do CDE, no 5° andar da Casa de Cultura Mario Quintana. As inscrições podem ser realizadas neste link.

Por fim, o MARGS, por meio dos seus Núcleo Educativo e de Programa Público e do Núcleo de Comunicação e Design, publicará em suas redes sociais conteúdos especiais sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, a partir do dia 13 de fevereiro.

Realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, a Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, incluiu exposição com cerca de 100 obras, aberta diariamente no saguão do teatro, e três sessões lítero-musicais noturnas.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?