Cinema | Notas

Sedac divulga lista dos selecionados do 2° Festival Cinema Negro em Ação

Change Size Text
Sedac divulga lista dos selecionados do 2° Festival Cinema Negro em Ação Foto: Zeca Vieira/Divulgação

O anúncio dos selecionados para a segunda edição do Festival Cinema Negro em Ação aconteceu nesta sexta-feira (15/10), em transmissão ao vivo pela TVE-RS. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

A mostra dos concorrentes nas categorias longa-metragem, curta-metragem, videoclipe e videoarte acontece em formato híbrido – presencial e online – entre os dias 20 e 27 de novembro, como parte das comemorações do Cinquentenário do Dia da Consciência Negra. O Festival também selecionou 10 projetos de produção de séries e longas-metragens que participam da categoria Mercado & Conteúdos. Esta segunda edição do Festival Cinema Negro em Ação recebeu 232 inscrições, de estados de todas as regiões do Brasil e de países como Alemanha e Angola.

Os 33 selecionados na categoria curta-metragem foram inscritos por realizadores dos estados do Rio Grande do Sul (9), São Paulo (4), Rio de Janeiro (4), Bahia (4), Paraná (2), Minas Gerais (1), Pernambuco (1), Espírito Santo (1), Tocantins (1), Amazonas (1), Ceará (1), Alagoas (1), Rio Grande do Norte (1), da Alemanha (1) e de Angola (1). Dez mulheres e 22 homens dirigem os curtas, com uma direção mista.

Na categoria longa-metragem, os sete selecionados são dirigidos por duas mulheres e quatro homens, com uma direção mista. As produções são do Rio Grande do Sul (3), São Paulo (3) e Rio de Janeiro (1). A categoria videoarte selecionou 13 concorrentes dos estados do Rio de Janeiro (4), Bahia (4), Rio Grande do Sul (2), São Paulo (1), Pernambuco (1) e Paraná (1). Seis homens e seis mulheres dirigem as produções, com uma direção mista.

Os 14 videoclipes selecionados, dirigidos por 4 mulheres e nove homens, com uma direção mista, são dos estados do Rio Grande do Sul (6), Maranhão (2), São Paulo (2), Rio de Janeiro (2), Bahia (1) e Rondônia (1). A categoria Mercado & Conteúdos, voltada a projetos em desenvolvimento de séries e longas-metragens, selecionou propostas de 10 realizadores dos estados do Rio Grande do Sul (4), Sergipe (1), Pernambuco (1), Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), São Paulo (1) e Bahia (1).

Confira a lista completa dos selecionados aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?