Notas

Série “Bastidores” aborda o restauro do “Magic Square”, no Inhotim

Change Size Text
Série “Bastidores” aborda o restauro do “Magic Square”, no Inhotim Foto: Brendon Campos/Divulgação

Um episódio especial da série Bastidores, do Inhotim, entra no ar neste sábado (20/2), às 11h. A série exibirá tudo sobre o restauro de uma das obras mais icônicas do Instituto: Invenção da Cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe (1977), de Hélio Oiticica, mais conhecida apenas como Magic Square.

O vídeo acompanha todas as etapas de restauro do site-specific e traz depoimentos da equipe Técnica do Inhotim.

Foi a segunda vez que a obra foi restaurada. Houve processo semelhante em 2013, e um novo restauro foi necessário porque ela fica muito exposta às condições climáticas. As instruções que Oiticica deixou ainda em vida para a construção/restauro de suas obras são extremamente específicas e peculiares, incluindo materiais como vassouras de pelos em vez de pincéis e rolos de pintura.

Todo o procedimento levou quatro meses (agosto a novembro de 2020) e aconteceu no período em que o Inhotim estava fechado à visitação devido à pandemia de Covid-19. Agora, os visitantes já podem ver e, literalmente, entrar no Magic Square novamente.

Foto: Breno da Matta/Divulgação

A série Bastidores e outras produções do Inhotim estão disponíveis no YouTube, Facebook e Instagram. Pessoalmente, você pode ver o Magic Square no Inhotim às sextas (9h30 às 16h30), sábados, domingos e feriados (9h30 às 17h30). Lembrando que é preciso retirar ingressos antecipadamente on-line via Sympla.

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.