Cinema, Notas, Série

Série de TV revisita quatro décadas de Porto Alegre por meio de 20 filmes locais

Change Size Text
Série de TV revisita quatro décadas de Porto Alegre por meio de 20 filmes locais Arte de "O Cinema e As Cidades"/Divulgação

Do distanciamento social à diversidade de gênero, a série O Cinema e As Cidades revisita quatro décadas de Porto Alegre, por meio de 20 produções locais, entre curta e longas-metragens e documentários. Dirigido por Eduardo Wannmacher e produzido por Frederico Mendina, o seriado vai ao ar em quatro episódios semanais, exibidos nas sextas-feiras, às 21h30, a partir de 4 de junho, no canal de TV por assinatura Prime Box Brazil.

A geração oitentista inicia a produção de um novo cinema urbano em Porto Alegre, com a descoberta do super-8 no formato de ficção. Esse movimento é revisitado no episódio introdutório da série, por meio do depoimento de Carlos Gerbase, diretor de Inverno (1983). O distanciamento social por muros e grades é retratado no segundo episódio, com uma análise do curta Ângelo Anda Sumido (1997), de Jorge Furtado.

O cinema fantástico, com criaturas e lendas mágicas, chega ao terceiro episódio, com a animação Reino Azul (1989), de Otto Guerra. Ao longo do tempo, temas ligados ao cinema de gênero, como ficção-científica e terror, sempre estiveram presentes nas produções gaúchas, revelando um lado mais sombrio da capital. Sob Águas Claras e Inocentes (2016), de Emiliano Cunha, também integra o roteiro do seriado.

O último episódio explora temas urgentes, como a diversidade de gênero, o racismo, a ocupação de lugares públicos e as manifestações sociais. Esses temas são revisitados pelo documentário O Caso do Homem Errado (2017), de Camila de Moraes, entre outros títulos. Produzida pela Pironauta e coproduzida pela Firma Filmes, a série é estruturada em imagens originais das obras analisadas e depoimentos dos respectivos realizadores.

Bastidores. Foto: Isidoro B. Guggiana/Divulgação

A série tem financiamento do Edital Pró-cultura RS FAC de Produção Audiovisual, realizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul/SEDAC, em parceria com a Ancine, através do Fundo Setorial do Audiovisual.

SERVIÇO

Série O Cinema e As Cidades
TV por assinatura: Prime Box Brazil, disponível na Claro HD/Net HD (656), Claro/Net (156), Sky (157) e Oi TV (85)
Estreia: 4 de junho Exibições: sextas-feiras, 21h30
Último episódio: 25 de junho
Temporada: 4 episódios de 30 minutos, cada
Reprises: sábados, 10h30. Domingos, 02h30. Segundas-feiras, 08h30. Terças-feiras, 19h. Quinta-feira, 09h
Classificação indicativa: 12 anos

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.