Notas | Série

Série “O Método” ganha exibições pelas redes sociais da Cinemateca Paulo Amorim e Iecine-rs

Change Size Text
Série “O Método” ganha exibições pelas redes sociais da Cinemateca Paulo Amorim e Iecine-rs Foto: Pedro Rocha

A minissérie documental O Método, dirigida pela cineasta Liliana Sulzbach, ganha exibições neste final de semana pelas redes sociais (Facebook e Instagram) da Cinemateca Paulo Amorim e Iecine-RS, instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS). 

Os quatro episódios ficarão disponíveis ao público em um link gratuito, aberto das de sábado (3/7) até às 10h de segunda-feira (5/7). Este período de sessão online é um retorno institucional da produção, já que O Método contou com recursos do Pró-Cultura RS e Fundo Setorial do Audiovisual para sua realização. A estreia foi em maio, no canal Curta, da TV à cabo.

A proposta da série é refletir sobre conceitos fundamentais na construção de um filme documentário, como realidade, linguagem, ética, história e a relação do autor com a sua obra. Quem conduz os quatro episódios é o documentarista Carlos Nader, um dos realizadores mais reconhecidos e premiados da cinematografia brasileira e autor de filmes como A Paixão de JL (2015) e Homem Comum (2014). 

A partir da sua relação com o mestre Eduardo Coutinho, considerado o pai do documentário brasileiro, Nader fala sobre o seu método de trabalho e também analisa a importância do documentário e suas muitas possibilidades narrativas, inclusive analisando as obras de terceiros. Entre as abordagens estão a intersecção entre a realidade e ficção no cinema dos irmãos Lumiére e Robert Flaherty, a presença do autor nos filmes de Chris Marker e as ferramentas da produção de Eduardo Coutinho. Depoimentos de Bill Nichols sobre ética e história, de Glenn Greenwald sobre o caráter investigativo de seu trabalho e de Eduardo Coutinho sobre o rigor de seu cinema baseado em entrevistas também amplificam a discussão.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?