Cinema | Notas

“Sinal de Alerta – Lory F.” vence Mostra de Curtas do Festival de Cinema Gramado

Change Size Text
“Sinal de Alerta – Lory F.” vence Mostra de Curtas do Festival de Cinema Gramado Fredericco Restori e NatálIa Pimentel. Foto: Patrícia Rangel

O Prêmio Assembleia Legislativa de melhor filme na Mostra Gaúcha de Curtas do Festival de Cinema de Gramado foi entregue na noite do domingo (14/8) aos jovens cineastas Fredericco Restori e Natália Pimentel. Com uma linguagem visual poética e experimental, o documentário Sinal de Alerta – Lory F. resgata a trajetória da baixista, cantora e compositora Lory Finocchiaro. A produção, com patrocínio do Banrisul, foi proposta e viabilizada pela Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

O filme surgiu de um projeto idealizado pela atriz, cantora, escritora e diretora Deborah Finocchiaro, irmã de Lory. Para direção do filme, a CCMQ apostou na estética dos trabalhos do jovem diretor Fredericco Restori, que trabalha com uma linguagem experimental, em consonância visual com o trabalho musical da cantora e compositora tema do documentário. Segundo ele, o filme viaja ao passado numa poesia beat visual, de forma lisérgica, ao rebobinar o tempo e as imagens de arquivo, como uma fita cassete ou VHS, retratando a rebeldia da artista na cena do rock numa época em que poucas mulheres conseguiam conquistar esse espaço.

Lançado em 24 de setembro do ano passado, dia do aniversário de nascimento de Lory F., a produção fez parte de uma série de iniciativas voltadas ao resgate e à valorização da obra da artista. As ações envolveram uma exposição de fotos e outros registros da carreira de Lory, lives pelo Instagram da instituição e um sarau artístico, que antecederam o show de inauguração do Palco Lory F., no 4º andar da Casa de Cultura.

O filme dirigido por Fredericco Restori concorreu entre 17 curtas, em sessões realizadas no sábado e no domingo no Palácio dos Festivais, em Gramado. Sinal de Alerta Lory F. recebeu do júri composto por Bhig Villas Boas, Léo Tabosa, Letícia Friedrich, Maria Caú e Thaís Vidal, além do prêmio de melhor filme, também o de melhor montagem. O filme terá sessão especial em breve na Cinemateca Paulo Amorim.

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?