Notas | Teatro

Teatro que usa objetos como “atores” é tema de pesquisa

Change Size Text
Teatro que usa objetos como “atores” é tema de pesquisa Card "Ânima"/Divulgação

Pode um objeto virar personagem em um espetáculo teatral? Que expressões é possível criar a partir de um sapato, de uma xícara ou qualquer outro item transformado no fio condutor de uma história? E qual o preparo exigido do artista que irá conduzir a criação? Questões como estas estão sendo estudadas no projeto Ânima, uma pesquisa sobre o Teatro de Objetos. Liderado por Jéssica Ullmann, atriz, oficineira, assistente de produção e pesquisadora, o projeto foi selecionado no Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado em parceria pela Fundação Marcopolo e Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC), com recursos da Lei Aldir Blanc (nº 14.017/20).

A pesquisa envolve teoria e prática sobre o teatro de animação, com foco no teatro de objetos, buscando o aprimoramento dos processos artísticos. O conhecimento gerado será compartilhado por meio do blog do projeto e de oficinas para estudantes e artistas, que serão gravadas e, depois, ficarão disponíveis ao público em arquivos digitais, com tradução em Libras. Textos e vídeos produzidos a partir da pesquisa teórica e prática também serão compartilhados, e alguns deles já estão publicados no endereço jessicaulmann.wixsite.com/anima.

Card “Ânima”/Divulgação

Jéssica destaca que o objetivo é não apenas pesquisar, mas capacitar novos profissionais para a atuação do Teatro de Objetos. “Temos encontrado um material teórico bem interessante, e estamos explorando as possibilidades deste formato, buscando avançar na criação de espetáculos que atinjam públicos de todas as idades. Queremos compartilhar o conhecimento gerado pelo projeto.” Por isso a interação com diferentes regiões e através do blog. Radicada em Novo Hamburgo, Jéssica programou as oficinas junto à Universidade Federal de Santa Maria e a divulgação de todo o conteúdo de forma virtual. “Assim, o projeto não ficará restrito a uma localidade, será de livre acesso a todos os interessados no tema.”

Jéssica Ullmann é formada em Bacharelado em Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) e pós-graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (RS). Na mesma instituição, cursa Especialização em Artes. A artista iniciou sua carreira em Santa Maria, onde atuou em diversos espetáculos e performances como atriz, produtora audiovisual, assistente de produção e técnica em som e luz. Desde 2017 é integrante da Companhia de Teatro Entre Linhas, de Novo Hamburgo (RS), onde atua como assistente de produção e atriz. Além disso, já realizou oficinas de teatro em escolas públicas, fez parte da equipe de preparação do musical Staici Lauser a história cantada, e montou contações de histórias contempladas em editais de estímulo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e do Município de Novo Hamburgo.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?