Notas | Teatro

Trupi di Trapu prepara primeira montagem de teatro de bonecos para o público adulto

Change Size Text
Trupi di Trapu prepara primeira montagem de teatro de bonecos para o público adulto Capa. Foto: Facebook/Divulgação

Com estreia prevista para o dia 1º de maio, a Trupi di Trapu se prepara para apresentar sua primeira montagem de teatro de bonecos para o público adulto, em 12 anos de carreira.

A peça Páginas Amarelas é um olhar sobre a vida da mulher, favelada, escritora, compositora e cantora Carolina Maria de Jesus, a partir de duas fontes inspiradoras: o livro Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada (1960) e o disco Quarto de Despejo (1961).

O projeto foi contemplado no Edital Sedac no 09/2020 Produções Culturais e Artísticas da Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo do Governo Federal com recursos da Lei no 14.017/2020 Aldir Blanc.

As apresentações desta temporada de lançamento serão apenas virtuais, devido ao contexto de pandemia que se agravou. As gravações serão feitas no espaço do grupo Cerco, em Porto Alegre. A temporada virtual ficará disponível até o dia 8 de maio, com pelo menos duas apresentações diárias.

Para o elenco, que irá atuar junto com os bonecos, a Trupi convidou Alexandre Malta, Anderson Gonçalves, Viviane Marmitt e Glória Andrades que fará o papel da Carolina de Jesus. A direção dessa turma está nas mãos de Leandro Silva.

O trabalho se faz ainda mais importante neste momento, pelo tema e foco de abordagem e também pelo que representa para a cena do teatro de bonecos gaúcho, outrora mundialmente reconhecido e hoje em preocupante processo de invisibilização.

Completando a equipe de artistas e profissionais do Páginas Amarelas, temos a Sílvia Serrano na criação do cenário, adereços e identidade visual, além dos bonecos e Mari Falcão nos figurinos. Na direção musical e criando a trilha sonora para a peça, está Richard Serraria e na preparação vocal, Nilton Jr. da Silveira.

Carolina de Jesus, tema da montagem, foi uma das primeiras escritoras do Brasil e considerada das mais importantes escritoras do país. Viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, sustentando a si mesma e seus três filhos como catadora de papéis, até que em 1958 tem seu diário publicado sob o nome Quarto de Despejo, com auxílio do jornalista Audálio Dantas.

O livro fez um enorme sucesso e chegou a ser traduzido para 14 línguas. Carolina de Jesus era também compositora e poetisa. Sua obra permanece objeto de diversos estudos, tanto no Brasil quanto no exterior, tratando de temas muito atuais, como a fome, a desigualdade social e o racismo.

Confira o clipe de lançamento do projeto:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?