Infantil | Música | Notas

“Tudo Quanto é Coisa”, segundo disco do grupo Farra dos Brinquedos, traz canções que estimulam o imaginário das crianças

Change Size Text
“Tudo Quanto é Coisa”, segundo disco do grupo Farra dos Brinquedos, traz canções que estimulam o imaginário das crianças Foto: Ana Branco/Divulgação

Formado por nomes tarimbados da cena musical carioca, o Farra dos Brinquedos está lançando o segundo trabalho de estúdio de sua carreira, iniciada em 2012. O novo projeto, batizado de Tudo Quanto é Coisa, ganha as plataformas digitais e estreia no canal da Biscoito Fino no YouTube no dia 12, Dia das Crianças. Em formato de vídeo-álbum com 11 canções, o projeto reúne temas lúdicos aliados à variedade de ritmos para despertar nas crianças o fascínio pela música.

Embora seja voltado primordialmente ao público infantil de até 10 anos de idade, o quinteto formado por Bebel Nicioli (flauta, clarinete e voz), Carlos Sales (bateria, percussão e voz), Elisa Addor (voz), Pedro Miranda (voz e percussão) e Rodrigo Ferrero (acordeom, violão e voz) consegue, através da versatilidade e do requinte sonoro, agradar também aos ouvidos de pais e mães. “Há um cuidado para que a música seja feita com autenticidade e verdade, sem subestimar os ouvidos de nosso público, sejam crianças ou adultos. As crianças são ouvintes exigentes e criteriosas e merecem uma música bem tocada, bem composta, um show bem produzido, pensado para e com elas”, pondera Bebel Nicioli, que atua paralelamente na área de educação musical infantil, assim como os companheiros Elisa Addor e Rodrigo Ferrero.

A produção musical é do multi-instrumentista Guto Wirtti, que, além de gravar baixo, sintetizadores e percussão, responde pelos arranjos de uma parte das canções, dividindo os créditos no álbum com Marcelo Caldi. Este último assina ainda a autoria de algumas faixas, assim como Pedro Miranda, Rodrigo Ferrero, Elisa Addor, Bebel Nicioli, Zé Zuca e Rodrigo Maranhão.

Embalado por letras que mergulham no universo dos bichos, das lendas, das fantasias, dos medos, dos questionamentos e das travessuras do imaginário infantil, o repertório transita com delicadeza pelo baião, maracatu, samba, reggae, jazz, disco-music e rock. “É muito importante manter a criança sempre instigada. E essa variedade de temas e estilos acaba gerando um conteúdo muito rico que agrada a todas as idades. Não é porque é para criança que precisa ter acordes, harmonias e ritmos mais simples ou bases com menos instrumentos. Todas essas camadas são muito legais porque vão criando diferentes níveis de percepção, onde a cada vez que a criança ouve ela percebe uma coisa nova”, ressalta Pedro Miranda.

As filmagens foram realizadas ao longo de três dias em um sítio na Ilha de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, por uma equipe encabeçada pelo diretor Eduardo Hunter de Moura. A direção artística ficou por conta de Caroline Monlleo em conjunto com o quinteto, com figurinos de Maria Ricota. O resultado final é uma série de clipes independentes que fazem sentido ao serem vistos individualmente, mas com um enredo implícito que costura as canções.

A produção do vídeo-álbum aconteceu durante a pandemia – mediante o cumprimento das normas de segurança exigidos pelas autoridades sanitárias –, o que não deixou de ser um desafio. “Em outra época, estaríamos todos juntos no estúdio, gravando e contribuindo coletivamente com ideias, mas nos viramos como deu. A filmagem aconteceu também dentro de todos os protocolos de segurança”, recorda Bebel.  

Ouça o álbum Tudo Quanto é Coisa aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?