Música | Notas

Tuyo lança álbum “Chegamos Sozinhos em Casa”

Change Size Text
Tuyo lança álbum “Chegamos Sozinhos em Casa” Capa do álbum. Foto: Juh Almeida/Divulgação

Chegamos Sozinhos em Casa é o segundo álbum da banda Tuyo, um retrato de quando os três integrantes fecharam a porta dos seus respectivos lares e abriram um portal de possibilidades sonoras, de pertencimento e de amadurecimento ao se questionarem sozinhos: o que vem depois do caos? O novo álbum, com patrocínio do Natura Musical, já está disponível nos aplicativos de streaming.

Uma de suas canções, O Jeito É Ir Embora, está disponível no canal do trio no YouTube com um registro audiovisual da primeira apresentação da faixa – que aconteceu no festival SXSW e foi apontado pelo jornal New York Times como uma das apresentações de destaque do evento.

Ao longo das nove faixas desta primeira parte de Chegamos Sozinhos em Casa (a outra metade está prevista para sair ainda esse semestre), Lio Soares, Lay Soares e Machado percorrem por um campo pop para verbalizar os seus devaneios – ora individuais, ora coletivos. “A nossa vontade é a de chegar no fundo do poço da alma do outro. Achamos uma forma de fazer isso de um jeito mais seguro e saudável”, diz Lio sobre a nova configuração territorial da Tuyo depois de decidirem não viver mais na mesma casa. “Morando juntos, a gente sempre compôs sozinhos. Agora, a gente compõe junto e moramos sozinhos”, conta.

Ao passo que foram traçando novos limites geográficos, os integrantes também revisitaram as próprias emoções para entender como a sensação de não pertencimento e o movimento de partida – inspirações para Vitória Vila Velha e O Jeito É Ir Embora, respectivamente – marcam o “adultecimento” dentro de cada um. “Ir embora parece fazer sentido, mas, nessa jornada de autoconhecimento, percebemos que muitos dos nossos fantasmas e questões nos acompanham quando a mudança é apenas geográfica”, devaneia Lay. Estes fantasmas, inclusive, aparecem em O Que Você Diria Agora, composição atravessada por uma despedida impulsiva, causada por raiva e decepção. 

Além de sensações densas, o álbum também abraça a leveza: Sonho da Lay, outra faixa registrada em um videoclipe, é bem representativa da partida da Tuyo rumo a experimentações com elementos mais pop e da estética visual. Luccas Carlos, nome de destaque na cena nacional por suas melodias e refrões, participa da canção, democratizando os temas densos tratados pela Tuyo sem perder a profundidade. Sem Mentir (sexta faixa do álbum) também foi escolhida como single e chegou ao público no ano passado por funcionar como um bom prólogo das reflexões pós-tempestade que brotaram nos membros da banda. Seguindo estes questionamentos impulsionados pela liberdade que os músicos vêm criando para si, Tem Tanto Deus, sétima faixa de Chegamos Sozinhos Em Casa, vai de encontro a ideias religiosas sobre um criador e propõe que o temido fim dos tempos não seja necessariamente triste e cheio de dor, podendo ser um alívio e um momento de paz.

Produzido a oito mãos, este volume um conta com Janluska, Jvck, Bruno Giorgi e Lucas Silveira – o último também está presente na tracklist, dividindo os vocais de Pronta Pra Cair. Lio, Lay e Machado contam com mais duas participações especiais neste trabalho: Jaloo está em Pra Curar, que debocha do nome do primeiro disco do grupo, de 2019; enquanto Jonathan Ferr marca presença em Toda Vez Que Eu Chego em Casa, canção que traz o aconchego de entrar em um espaço seguro depois das incertezas enfrentadas quando pisamos fora de casa. 

Tuyo foi selecionado pelo programa Natura Musical, por meio da lei federal de incentivo à cultura, ao lado de nomes como Elza Soares, Emicida, João Donato e Letrux

Escute o álbum Chegamos Sozinhos em Casa aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?