Literatura | Notas

Valéria chega às livrarias com “Transradiotiva”

Change Size Text
Valéria chega às livrarias com “Transradiotiva” Foto: Silas Lima/Divulgação

Transradiotiva narra as vivências e memórias de uma mulher trans negra. O livro, da cantora e atriz gaúcha Valéria Barcellos, é uma coletânea de crônicas sobre negritude e transexualidade escritas durante a luta contra o câncer.

A voz de Valéria precede seu nome há quase 30 anos, quando iniciou sua relação com a música no interior do Rio Grande do Sul. Já adulta e morando na capital, Porto Alegre, Valéria despontou no cenário da MPB e ganhou o Brasil. Porém, antes de tudo isso, Valéria é mulher. Valéria é mulher trans. É mulher trans negra.

Com o passar dos anos, Valéria descobriu seu talento para outras artes, como o teatro e a escrita – exercício que se fortaleceu a partir da descoberta de um câncer em meados de 2019. A partir daí, ainda que acostumada com o racismo e transfobia recorrentes no dia-a-dia, Valéria decidiu registrar em textos seus pensamentos e vivências sobre a luta contra a doença, sobre a resistência da população LGBTTQIA+ em um país que tristemente dá a volta à direita e sobre o epistemicídio da população negra.

É a partir desses escritos que Valéria faz sua estreia literária pela Editora Arole Cultural e o selo Monocó Literatura LGBTQIA+.

Transradioativa uma seleção de crônicas da autora-multimídia, dividida em cinco grandes capítulos: primeiro, “Meu nome é Valéria”, é um guia para as relações trans-familiares, como um manual sobre reconhecimento e respeito da identidade das pessoas trans frente à família; o segundo, que também dá nome ao livro, traz o relato do dia-a-dia no processo de cura sobre o câncer, as memórias daquelas que se foram durante o processo e a esperança em seguir vivendo apenas de tudo.

No terceiro capítulo, “#ValériaLêPraMim”, a autora traz luz à uma série de tópicos sensíveis como o racismo, a misoginia e a transfobia dos dias atuais; em “Transgressão ou Trans Agressão”, a artista discute o conceito de corpos parlamentares e como a interseccionalidade de raça, gênero e orientação sexual se faz presente nas relações humanas de toda a sociedade racial no Brasil; no quinto e último capítulo, “Rituais Virtuais”, a artista nos presenteia com uma performance multi-plataforma, para ser lida em livro e assistida em vídeo através do QR-Code disponível na obra.

O pré-lançamento do livro acontece no encerramento do Festival Porto Alegre em Cena e o início da tradicional Feira do Livro de Porto Alegre, este ano em versão online.

Valéria Barcellos despontou no cenário musical como uma das precursoras do movimento MPBTRANS, mas desde os 6 anos de idade tem contato com música e arte. É cantora, atriz e multiartista, viajando o Brasil e o mundo levando seu talento por onde passa.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?