Dança, Notas, Performance

Videodança RS divulga obras de seis grupos do Estado

Change Size Text
Videodança RS divulga obras de seis grupos do Estado Foto: Daniela Muttoni/Divulgação

Depois de circular por seis cidades gaúchas, o projeto Videodança RS apresenta o resultado das gravações de danças e mini documentários de seis grupos que atuaram de forma independente na cena gaúcha da dança contemporânea. As produções serão exibidas durante o mês de maio, conforme programação.

A proposta procurou evidenciar o protagonismo feminino, o trabalho de artistas negros e pessoas com deficiência física, além de intérpretes ligados às questões LGBTBQI+ que transitam pela dança contemporânea, o ballet clássico, as danças afro-populares e as danças urbanas. O projeto tem direção geral de Fernando Muniz, produção executiva de Luka Ibarra, Marcus Vinícius Mesquita Godoy como diretor de fotografia e Sandro Barzi como assistente. A trilha sonora original ficou por conta de Driko Oliveira e realização da produtora MOOV.art. O Videodança também foi contemplado no Edital de Concurso Produções Culturais – SEDAC –RS nº 09/2020 – com recursos da Lei nº 14.017/2020.

Os grupos foram protagonistas de seis obras artísticas, além da gravação de um mini documentário com registros do trabalho coreográfico de cada grupo realizados nos espaços históricos e de patrimônio cultural das regiões Metropolitana, Sul, Centro, Serra, Missões e Campanha. A iniciativa mobilizou os grupos Dança Giro Livre, de Santana do Livramento; Grupo Lado B da Rua, da ONG Parceiros do Bem, de Santo Ângelo; a Royale Escola de Dança e Integração Social, de Santa Maria; Cirandeira da Cultura Popular, de Caxias do Sul; a Rua em Cena Companhia de Dança, de Pelotas; e a FlashBlack Cia de Dança, de Porto Alegre. 

Confira o cronograma de divulgação das obras:

3 de Maio – Videodança Ciranda das Cores, do Grupo Cirandeira de Danças Brasileiras, de Caxias do Sul
4 de Maio – Live no canal Moov.art do Instagram com Vanessa Carraro, às 20h
5 de Maio – Videodança Missões em Movimento, do Grupo Lado B Grupo de Danças Urbanas Lado B da Rua, de Santo ngelo
6 de Maio – Live no canal Moov.art do Instagram com Janise Adams, às 20h
7 de Maio – Videodança Uma fronteira diferente, do Grupo Giro Livre – Dança Inclusiva, de Santana do Livramento
8 de Maio – Live no canal Moov.art do Instagram com Nereida Lampert, às 18h
10 de Maio – Videodança Seres do Meio, da Rua em Cena Companhia de Dança, de Pelotas
11 de Maio – Live no canal Moov.art do Instagram com Taison Furtado e Carol Prates, às 20h
12 de Maio – Videodança Dançando nos Trilhos da História de Santa Maria, da Royale Escola de Dança e Integração Social, de Santa Maria
13 de Maio – Live no canal Moov.art do Instagram com Daniela Nascimento, às 20h
14 de Maio – Lançamento Videodança Nosso Lugar, da FlashBlack Cia de Dança
15 de Maio – Live no canal Moov.art do Instagram com Vanessa Rodrigues e Silvania Rodrigues, às 18h

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.