Música | Notas

Violinista gaúcha é selecionada para nova série da cantora IZA

Change Size Text
Violinista gaúcha é selecionada para nova série da cantora IZA Foto: Felipe Carvalho/Divulgação

Nascida na Vila Farrapos, periferia de Porto Alegre, a musicista Izandra Machado, de 25 anos, participa representando o gueto em que cresceu na nova série Criatividade Tropical – Abre as Portas para o Gueto.  O documentário estreou na terça, 26 de outubro, na Globo Play em parceria com a marca Devassa.

Com direção de Aisha Mbikila e produção de Trace Trends, a série conta em quatro episódios o processo de co-criação de uma nova música com a artista IZA, Devassa e os talentos selecionados. Também é possível conhecer a trajetória de cada artista selecionado, que apresenta ao público talentos de diversos cantos do país: Izandra Machado (RS), Ítalo Viana (PB), Léo Oliveira (BA), Lukinhas (RJ), Melk Silva (MG), Nanny Santos (BA), Rafael Porrada (BA), Sabrina Azevedo (RJ) e Stefanie (SP). 

“Poder contar um pouco da nossa trajetória, as nossas vivências acaba gerando uma conexão e troca muito forte e foi isso o que aconteceu, sendo nosso alicerce para a nossa criação juntes. Sou muito grata por essa oportunidade, pois ela mostra para nós – crias do Gueto – que podemos ir longe com boas oportunidades e incentivo. É incrível partilhar a nossa arte e a nossa música, trazendo na bagagem todos os aprendizados e vivendo com dignidade”, diz a violinista

A produção musical é de Serginho Santos, Pablo Bispo e Bruno Costa, conta também com mentorias dos artistas Larissa Luz e Carlinhos Brown. Ainda emocionada, Izandra ressalta a experiência de forma muito positiva para sua formação profissional.

A pré-estreia da série ocorreu no Cinema ODEON, no Rio de Janeiro, na quarta-feira, 20 de outubro, somente para convidados. Os talentos foram recebidos com muito entusiasmo a cada exibição. No final, o público foi surpreendido com um show surpresa de IZA e os jovens talentos apresentando a nova música, resultado desta criatividade tropical.

Incentivada às artes pelos avós desde criança, Izandra Machado conta com formação violinística desde os quatorze anos, quando integrou ao projeto social Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. A convite do professor violinista Marcello Guerchfeld, teve sua preparação pré-vestibular musical para entrar no Bacharelado em Música do Instituto de Artes da UFRGS (IA/UFRGS), onde passaria a ser orientada por Hella Frank a partir de 2017. Desde então, teve intensa atuação como violinista em orquestras importantes do Estado, como Orquestra Jovem da Escola de Música da OSPA, Orquestra Sinfônica de Gramado, Orquestra Sinfônica do Theatro São Pedro.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?