Agenda | Cultura | Evento | Notas

Virada Sustentável Poa começa neste final de semana

Change Size Text
Virada Sustentável Poa começa neste final de semana Foto: Brick Desapegos/Divulgação

Um dos maiores festivais de sustentabilidade do país, a Virada Sustentável 2021 retorna a Porto Alegre no dia 6 de novembro, com debates, shows, oficinas e instalações artísticas de forma híbrida – com atrações online e presenciais, respeitando os protocolos de saúde. A programação será inteiramente gratuita

A cerimônia de abertura oficial será na sexta-feira (5/11), às 10h, na Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), com participação restrita a convidados. Haverá um painel sobre a nova Lei de Incentivo à Reciclagem, seguindo a principal temática deste ano, que é cidades sustentáveis.

O debate sobre a Lei nº 15.651/21 – que autoriza que empresas aportem parte dos valores de ICMS devidos ao Estado do Rio Grande do Sul para financiar projetos de reciclagem, fomentando o sistema de coleta seletiva e reciclagem, por meio de leis de incentivo – terá a participação de nomes como Vanessa Falcão, engenheira Sanitarista e Ambiental especialista na gestão de resíduos Sólidos; Vick Martinez, Relações Institucionais na Regional RS da Braskem; e Osmar Vidal, diretor da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Resíduos Orgânicos e Inorgânicos de Santa Cecília do Sul (Coopercicla).

Também na sexta-feira haverá a abertura oficial da exposição de artes Natureza Plástica, do artista visual Eduardo Srur, com curadoria de Fernando Zugno. O artista estará presente no evento, participando de uma visita guiada à mostra. A mostra seguirá aberta ao público do dia 6 a 21 de novembro, data de encerramento da Virada Sustentável 2021, na Galeria Sotero Cosme, do MACRS, no 6º andar da CCMQ, das 10h às 18h.

A Virada POA também realiza em 2021 o projeto Arte Urbana na Virada Sustentável, que tem patrocínio da Braskem e Sulgás, com financiamento do Pró-Cultura/Secretaria da Cultura do Estado do RS.

Dentro da programação, a Virada recebe o Música para Todos – IV Edição, com concertos de orquestras sociais na Redenção. Este projeto tem o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e patrocínio da Alibem, CMPC, DLL, Kappesberg, Kiling, Salton e Zaffari.

A Virada Sustentável é apresentada pela Braskem, com patrocínio master de Sulgás, Gerdau e CMPC, apoio institucional da Casa de Cultura Mario Quintana, do MACRS e da AAMACRS, da Aliança Francesa, TVE, FM Cultura e NIC.br. A co-realização é da Prefeitura de Porto Alegre.

Programação

Sexta-feira (5/11)

Abertura Oficial

10h às 11h30 – Teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ):  Abertura oficial para convidados e Painel sobre a Lei de Incentivo à Reciclagem

10h às 18h – Galeria Sotero Cosme – 6º andar da CCMQ: exposição Natureza Plástica, do artista de Eduardo Srur. Neste dia, haverá uma visita guiada com a presença do artista e os participantes da cerimônia de abertura oficial. A série de pinturas ficará em exposição na Casa de Cultura Mário Quintana até o dia 21 de novembro.

Sábado (6/11)

11h às 11h30 – Exibição na TVE do Clubinho da Cacá

10h às 20h – Vila Flores: Feira, oficinas, shows de jazz, espetáculos multiartes e Feira Brick de Desapegos

10h às 18h – Galeria Sotero Cosme, 6º andar da CCMQ: exposição Natureza Plástica

Horário Livre – Exposição fotográfica As Praias de Porto Alegre. A Galeria Escadaria, localizada no viaduto da avenida Borges de Medeiros, receberá a exposição As Praias de Porto Alegre durante toda a Virada Sustentável. A mostra traz imagens inéditas dos belos cenários que os 72 quilômetros da orla oferecem, mas a população pouco conhece.

Domingo (7/11)

19h às 20h – Exibição na TVE do Painel sobre a Lei de Incentivo à Reciclagem

20h às 21h – Exibição na TVE  do Painel Cidades Inteligentes

10h às 19h – Vila Flores: Feira, oficinas, shows de jazz, espetáculos multiartes e Feira Brick de Desapegos10h às 18h – Galeria Sotero Cosme, 6º andar da CCMQ: exposição Natureza Plástica

sexta-feira, 05 a 05 de novembro de 2021 | 10h00

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?