Notas

Vós lança podcast que destaca a trajetória de mulheres brasileiras

Change Size Text
Vós lança podcast que destaca a trajetória de mulheres brasileiras Cartaz. Foto: Flávia Cunha/Divulgação

Todo Dia 8 é o nome do novo podcast do Vós, lançado nesta segunda (8/3), Dia Internacional da Mulher.

A produção resgata a trajetória de brasileiras, famosas e anônimas, que, muitas vezes, foram invisibilizadas ou não tiveram o reconhecimento merecido por atos de pioneirismo, coragem e talento em suas áreas de atuação.

O projeto, que mescla jornalismo e arte, foi idealizado pelas jornalistas Geórgia Santos e Flávia Cunha, pela atriz e diretora Raquel Grabauska, e conta com a participação da locutora Andrea Almeida. A trilha sonora original é do músico Gustavo Finkler.

Com uma narrativa que combina pesquisa biográfica e radioteatro, Todo Dia 8 foi criado com o objetivo de demonstrar que as reivindicações femininas por equidade precisam ir muito além do Dia Internacional da Mulher. Por isso, o podcast será publicado mensalmente, sempre no dia 8. Ou melhor, todo dia 8.

O primeiro episódio narra a trajetória de Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo. Fenômeno literário na década de 1960, Carolina era uma mulher negra, favelada, mãe solo de 3 filhos e sem educação formal que abalou os alicerces da preconceituosa elite cultural brasileira.

A primeira temporada terá 10 episódios, cada um narrando a história de protagonismo de uma mulher. No primeiro grupo estão a soldado Maria Quitéria, a ativista Olga Benário, a sindicalista Laudelina Campos e Aracy Guimarães Rosa, entre outras.

O podcast é uma produção do Vós e pode ser acessado em vos.social/podcasts, além de plataformas de áudio como Spotify e iTunes.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?