Reportagens

Cultura para romper o isolamento

Change Size Text
Cultura para romper o isolamento

No início desta semana você viu nossa reportagem sobre como o meio cultural do Estado está lidando com a pandemia do coronavírus. O momento é de apreensão e de reflexões sobre alternativas para a atuação dos artistas durante o período de isolamento. As transmissões por streaming despontam como uma possibilidade que deve se consolidar nas próximas semanas. Basta ver a quantidade de iniciativas em todo o mundo que estão recorrendo às transmissões online.

Embora ainda não esteja claro de que forma esse tipo apresentação poderá remunerar os artistas – já que boa parte das plataformas utilizadas são gratuitas, como as lives de Facebook e Instagram -, a movimentação passa uma mensagem clara: ainda que sem contato físico com o público, a cultura não vai parar.

Listamos algumas dessas iniciativas com o intuito de oferecer opções de programação cultural – é o que estamos fazendo na nossa agenda e na agenda diária do Matinal News – e de inspirar outras articulações e propostas para enfrentarmos juntos, ainda que em nossas casas, as próximas semanas.

> Festivais

#tamojunto
Seguindo um modelo que vinha sendo observado na Espanha e em Portugal nos últimos dias, o jornal O Globo criou o festival online #tamojunto. De sexta (20/3) a domingo (22/3), das 18h às 22h, artistas farão apresentações em suas contas no Instagram – e que também serão transmitidas no site e nas redes sociais do periódico. Entre os artistas que aderiram à iniciativa, destaque para Martinho da Vila, Adriana Calcanhotto, Jards Macalé, Marcos Valle, Duda Beat e Margareth Menezes. O line-up ainda tem Dona Onete, Juliana Linhares (Pietá), Simone Mazzer, João Cavalcanti, Pedro Luís e Hamilton de Holanda. Horários e outros detalhes da programação serão divulgados nesta sexta (20/3).

Lá de Casa
O festival Lá de Casa, que acontece de 20 a 22 de março, com apresentações das 17h à meia-noite, apresentará lives de 30 minutos de mais de 40 artistas. Serão três dias de música e outras manifestações artísticas via Instagram, transmitidas das casas dos participantes. “Vivemos tempos difíceis para todos os profissionais das artes, que agora estão impedidos de promover eventos presenciais. Mas sabemos que cenários como estes inspiram ações coletivas de grande impacto”, contou o cantor e compositor Marcos Almeida, que está à frente do projeto em colaboração com artistas e com a produtora Casa de Abelha Cultural.

Isolamento Acústico
A Loop Discos criou o festival Isolamento Acústico, que segue rolando até 9 de abril, com apresentações sempre às 22h. As atrações já confirmadas (outras virão nas próximas semanas, acompanhe o perfil da produtora no Instagram para saber mais) incluem Frank Jorge, Duca Leindecker, Antonio Villeroy, Bibiana Petek e Rafael Malenotti.

Fico em Casa BR
Inspirado no festival Eu Fico em Casa, criado em Portugal durante a pandemia, o Fico em Casa BR também busca romper distanciamentos, entre os dias 24 e 27 de março, com mais de 60 apresentações em formatos intimistas. A programação completa será divulgada em breve no Instagram do festival.

Eu Fico em Casa (Portugal) / Yo Me Quedo en Casa e Cuarentena Fest (Portugal)
Uma das regiões mais afetadas pela pandemia, a península Ibérica brinda o público com os festivais Yo Me Quedo en Casa e Cuarentena Fest (Espanha) e Eu Fico em Casa (Portugal).

Tem que Continuar
O projeto de Santa Maria está realizando transmissões ao vivo em seu perfil no Facebook com shows e dicas culturais. Os show ocorrerão conforme pessoas ou empresas disponibilizarem o cachê, que é de R$ 300 e será depositado diretamente na conta do artista. Pessoas físicas podem se unir e bancar uma apresentação.

> Shows solo

Kiko Dinucci
O músico e compositor Kiko Dinucci – integrante do grupo Metá Metá e parceiro de criação de grandes artistas da cena musical contemporânea – fará um show por streaming em parceria com a Casa de Francisca, um dos espaços culturais mais bacanas de São Paulo.

Zélia Duncan
A cantora Zélia Duncan bolou o show O Lado Bom da Solidão, que será apresentado nesta quinta (19/3), às 19h30, nas redes sociais da artista. Em seu perfil no Instagram, Zélia comentou: “Num país desigual e injusto, vc talvez lembre, onde a corda arrebenta. Mas é preciso cantar e alegrar a cidade, como diz uma linda canção. Estamos na luta e na luta, também se canta, do jeito que dá!”

Fito Paez
Outro cantor que vai se apresentar desde casa é o hermano Fito Páez. O show acontece nesta sexta (20/3), às 21h30 (horário de Brasília), e será transmitido pelas redes sociais do compositor.

Neil Young
O cantor e compositor canadense Neil Young anunciou que fará apresentações à beira da lareira de sua casa, filmadas por sua esposa, a atriz Daryl Hannah. As datas serão divulgadas no site do músico e em suas redes sociais nos próximos dias.

> Filmes

Spcine
E olha que legal essa iniciativa da plataforma pública de streaming da Prefeitura de São Paulo, a Spcine: nas próximas semanas o catálogo do projeto pode ser acessado gratuitamente em todo o país. Um dos destaques é o Especial Mês da Mulher, que traz obras de consagradas cineastas brasileiras como Tata Amaral, Lúcia Murat e Helena Ignez.

Medeia Filmes
A rede de cinemas portuguesa Medeia Filmes está disponibilizando três longas por semana, às terças, quintas e sábados, por um prazo de 12 horas. Esta semana, já goram exibidos O Estado das Coisas e Paris, Texas, de Wim Wenders. No dia 21 de março será exibido O Céu de Lisboa, também do diretor alemão.

Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA)
O IDFA, maior festival de documentário do mundo, liberou acesso a mais de 300 filmes de sua biblioteca digital.

> Música de concerto e ópera

Ospa
Instituições ligadas à música de concerto foram umas das primeiras a disponibilizar gravações de apresentações e realizar transmissões ao vivo como resposta às medidas de isolamento. A Ospa não ficou para trás e disponibilizou em seu canal no Youtube vídeos de 20 espetáculos realizados em 2019 – incluindo a ópera Orfeu e Eurídice e 17 concertos da série Pablo Komlós.

Met Opera
Outra proposta bacana para ficar em casa de boa vem da Met Opera, nos Estados Unidos: o site da instituição acaba de lançar o Nightly Met Opera Streams, com transmissões diárias em HD de espetáculos gravados nos últimos 14 anos. As apresentações ficam disponíveis sempre a partir das 20h30 (horário de Brasília) e seguem no ar ao longo de 20 horas. Confira a programação.

Filarmônica de Berlim
A orquestra está dando acesso gratuito por 30 dias ao seu Digital Concert Hall – iniciativa que existe desde 2009 de forma paga.

Ópera Estatal da Baviera
A Bayerische Staatsoper traz como destaque em sua programação online a ópera 7 Mortes de Maria Callas, projeto operístico da artista Martina Abramovic, com transmissão prevista para o dia 11 de abril, às 15h (horário de Brasília). Outras apresentações podem ser vistas por 30 dias em qualquer horário de forma gratuita.

Ópera Estatal de Viena
Outra opção para os fãs de ópera é assistir às gravações da Ópera Estatal de Viena, exibidas gratuitamente no site da instituição.

> Livros

L&PM
Até o fim de março, a editora L&PM está liberando desde 17 de março um e-book grátis por dia em seu site e em lojas parcerias, além de oferecer desconto de 30% em todo o catálogo digital. A divulgação da obra do dia acontece nas redes sociais e no site da editora.

Baleia, Bamboletras e Taverna
Queridas dos bibliófilos porto-alegrenses por conta de suas seleções de livros, as livrarias Baleia, Bamboletras e Taverna estão sugerindo o contato por telefone ou pela internet para quem deseja enfrentar o período de isolamento com mais leituras. Uma medida inicial para manter o vínculo com o público. E se você não souber bem o que quer, vale conversar com os livreiros, que certamente terão boas indicações 😉

> Museus
Que tal conferir a visitação virtual de espaços icônicos das artes visuais como a Galeria Uffizi, de Florença, o Museu do Prado, de Madri, e o Louvre, de Paris? Confira essa lista de 10 museus para visitar sem sair de casa. Tem também a seleção de visitas virtuais do Google Arts & Culture, que utiliza tecnologia do Street View.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?