Reportagens

Protagonismo negro e racismo em 12 filmes e séries

Change Size Text
Protagonismo negro e racismo em 12 filmes e séries

O assassinato de George Floyd, mais uma vítima da trágica combinação de racismo e violência policial nos Estados Unidos, tem provocado protestos em todo o mundo, mostrando que a revolta diante do extermínio de pessoas negras atravessa fronteiras. Para ampliar o debate que tomou as ruas e as redes sociais nos últimos dias, selecionamos 12 filmes e séries disponíveis no Netflix que discutem questões raciais e celebram as trajetórias – não raro, sofridas – de grandes artistas negros.

Abordando desde a formação do Quilombo dos Palmares até a relação entre escravidão e encarceramento de negros nos Estados Unidos, diversas produções audiovisuais elaboram reflexões sobre a história e a atualidade da opressão contra as populações negras. Nossa lista recomenda alguns desses títulos e também obras que homenageiam nomes como Nina Simone, John Coltrane, Miles Davis e Ray Charles.

Clique nos links para assistir.

A 13ª Emenda (2016) – Ava DuVernay

O documentário investiga as relações entre o encarceramento massivo de negros nos Estados Unidos e a cultura racista que se formou no país desde o período da escravidão – tese que encontra paralelos com o contexto histórico e prisional do Brasil. A filósofa e militante Angela Davis é uma das dezenas de acadêmicos e personalidades entrevistadas no filme, vencedor do prêmio BAFTA de Melhor Documentário em 2017.

Olhos que Condenam (2019) – Ava DuVernay

A diretora e roteirista Ava DuVernay aparece novamente em nossa lista, desta vez, com uma série. A ficção baseada em fatos reais Olhos que Condenam resgata a história de um estupro ocorrido no Central Park, em Nova York, em 1989, e da acusação de cinco adolescentes negros pela suposta participação no crime.

Quem Matou Malcolm X (2020) – Rachel Dretzin e Phil Bertelsen

E falando em história mal contada, esta série documental mostra a pesquisa independente do historiador Abdur-Rahman Muhammad sobre a morte do líder negro Malcolm X, assassinado em 21 de fevereiro de 1965. A consistência da investigação levou a Procuradoria Pública de Manhattan a anunciar que faria uma revisão do caso.

Guerras do Brasil.doc (2018) – Luiz Bolognesi

Trazendo as discussões sobre questões raciais para o contexto brasileiro, nossa lista sugere o segundo episódio da série Guerras do Brasil.doc, que resgata a história da escravidão no país e a formação do Quilombo de Palmares, ressaltando os ecos de violência e resistência que persistem até hoje em nossa sociedade.

Branco Sai, Preto Fica (2014) – Adirley Queirós

Mesclando documentário e ficção, o filme conta a história de uma ação violenta da polícia em um baile de black music na Ceilândia, cidade-satélite de Brasília, em 1986. O título do longa relembra a frase que, segundo relatos, teria sido dita por um policial durante o incidente: uma orientação para que os brancos se retirassem da festa, permitindo que somente os negros fossem espancados.

O Pai da Black Music (2019) – Reginald Hudlin

O documentário conta a história do produtor e empresário afro-americano Clarence Avant, um Midas da indústria do entretenimento nos Estados Unidos com influência não só na música – contribuindo para o sucesso de artistas como Louis Armstrong e Sarah Vaughan -, mas também no cinema e na política. Não à toa, o casting de entrevistados do filme inclui Barack Obama, Bill Clinton, Jamie Foxx, Lionel Richie, Quincy Jones e Snoop Dogg.

Quincy (2018) – Hashida Jones e Alan Hicks

Outro nome que se tornou uma figura pública a partir de sua atuação nos bastidores do entretenimento, Quincy Jones é o protagonista do documentário dirigido por sua filha, Hashida, e pelo realizador Alan Hicks. O filme mostra a trajetória do músico e produtor, um dos maiores vencedores da história do Grammy – com 27 troféus – e dono de um currículo que inclui trabalhos com Aretha Franklin, Frank Sinatra, Louis Armstrong, Sarah Vaughan e Michael Jackson.

Ray (2004) – Taylor Hackford

Com uma atuação impressionante de Jamie Foxx, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator, o filme conta a trajetória de Ray Charles desde o evento traumático que o deixou cego na infância, passando por sua inventividade musical e vida turbulenta até o sucesso internacional de suas composições.

Chasing Trane (2016) – John Scheinfeld

O documentário mergulha na vida e na carreira de John Coltrane, saxofonista que se tornou um dos grandes nomes da história do jazz. A infância nos confins da Carolina do Norte, a parceria com Miles Davis e a dependência química são alguns dos principais temas abordados no filme, que conta com a voz do ator Denzel Washington na leitura de escritos deixados por Coltrane.

Miles Davis, Inventor do Cool (2019) – Stanley Nelson

Um olhar biográfico e analítico sobre a trajetória do inquieto trompetista norte-americano que, do final dos anos 1940 até sua morte, explorou os limites estéticos do jazz. O documentário costura depoimentos de músicos, historiadores e críticos com textos em primeira pessoa de Miles. Clique aqui para ler a resenha do Roger sobre o filme.

What Happened, Miss Simone? (2015) – Liz Garbus

Indo muito além da carreira musical de Nina Simone, o documentário apresenta a complexa personalidade da cantora, abordando seu ativismo na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, os abusos de que foi vítima e sua decisão, em 1974, de se mudar para a Libéria. Tudo isso permeado por imagens de interpretações emocionantes de clássicos como I Love You, Porgy.

Hip Hop Evolution (2016-2020) – Darby Wheeler e Rodrigo Bascuñán

Com quatro temporadas já lançadas, a série Hip Hop Evolution conta a história do hip hop nos Estados Unidos em suas diferentes fases e vertentes. Os episódios traçam um panorama desde os primórdios do estilo até a explosão do hip hop como fenômeno cultural, impulsionado pelo sucesso internacional de rappers como Dr. Dre e Jay-Z.



Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?