Cultura | Sarau

Coletivo Nimba realiza homenagem a Malu Viana no Sarau A Única Negra

Change Size Text
Coletivo Nimba realiza homenagem a Malu Viana no Sarau A Única Negra Malu Viana. Foto: Acervo pessoal/Divulgação

A rapper Malu Viana será homenageada pelo Coletivo Nimba na próxima edição do Sarau A Única Negra, expressão de saberes e performances artísticas, que será realizado nesta quinta-feira (29/7), às 21h. A transmissão será pelo Instagram do Coletivo.

Artista e ativista social, Maria Luiza Rodriguez Viana, a Flor do Gueto, faleceu no último dia 12 de junho, deixando um legado artístico e de ativismo em muitas frentes. Participam da homenagem a violinista Gabriela Vilanova, a cantora Glau Barros, a atriz Silvia Duarte, o rapper Piá, a Iniciativa Cultural Poetas Vivos, Delma Gonçalves, Rafa Rafuagi, Seguidor F, Kyzzy Rodrigues e Silvia Abreu, entre outros convidados.

Rapper, fanzineira, blogueira, radialista, educadora social, produtora cultural, bacharelando em Serviço Social, a lista de atividades que Malu Viana exercia era extensa. Malu foi militante histórica do movimento negro, uma das pioneiras do movimento Hip Hop no Estado e ativista da cultura em todo o Brasil, reconhecida por sua bravura e combatividade. Foi protagonista na luta das mulheres. Sua atuação rompeu as fronteiras geográficas. Seu ativismo se fez presente sempre que fosse preciso bradar contra a intolerância, o racismo, as desigualdades sociais e por mais dignidade aos artistas. Também foi uma defensora das cotas sociais em todas as lutas em que participou. 

O Sarau A Única Negra se estabelece como um lugar seguro de troca e de fala para artistas negras e profissionais negras da cultura. Mesmo em um contexto de pandemia, mantém-se a proposta de reunir um conjunto de artistas descendentes da diáspora africana em conversas que discutem a presença minoritária da mulher negra em espaços de produção intelectual, de consumo e de poder.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?