Notas | Teatro

Artistas gaúchos criam websérie sobre violência doméstica e de gênero

Change Size Text
Artistas gaúchos criam websérie sobre violência doméstica e de gênero Cartaz. Foto: Padrinho Conteúdo/Divulgação

Um grupo de artistas gaúchos e uma advogada especializada em cuidar de casos de violência contra mulheres deu um jeito de contornar o isolamento social para gravar a websérie Confessionário – Relatos de Casa. A série é uma obra de ficção baseada em relatos de mulheres de todo o mundo que sofreram violência doméstica e de gênero, para mostrar que não estão sozinhas, e estimular a denúncia em casos de violações.

Concebido pela atriz e diretora de teatro Deborah Finocchiaro e pelo diretor de cinema Luiz Alberto Cassol, a primeira temporada da websérie terá nove episódios com atrizes interpretando as histórias criadas a partir de relatos reais. Além da violência física, a série também relata casos de violência psicológica e moral.

Conforme os idealizadores, a motivação para a criação do projeto aconteceu pela dura realidade de mulheres que vivem em situação de opressão e violência doméstica, e pelo aumento do número de casos durante esta pandemia.

— Cremos que a arte leva a caminhos de questionamentos e transformações. Queremos contribuir para a integridade e a humanização dentro dos lares, das cabeças, das vidas — justifica Deborah.

— O número de casos de violência física, moral e psicológica que mulheres sofrem diariamente aumentou drasticamente na pandemia. Também criamos o Confessionário para falar sobre a violência contra crianças e os diferentes tipos de violência que a sociedade naturaliza e faz crer que não seja debatido e enfrentado. A arte é transformadora e promove, na reflexão, a apropriação de conhecimento, a liberdade de pensamento — complementa Cassol.

A estreia acontece no dia 24 de agosto, às 19h, no canal do projeto no YouTube. A cada segunda, um novo episódio vai ao ar.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?