Agenda | Teatro

Espetáculo “(In)justiça”, da Companhia de Teatro Heliópolis, estreia na programação do Itaú Cultural

Change Size Text
Espetáculo “(In)justiça”, da Companhia de Teatro Heliópolis, estreia na programação do Itaú Cultural Foto: Rick Barneschi/Divulgação

O Itaú Cultural exibe de 2 a 22 de agosto (segunda-feira a domingo), em seu canal no YouTube, (In)justiça, espetáculo da Companhia de Teatro Heliópolis, com direção de Miguel Rocha

A peça estreia novo formato da programação Palco Virtual do Itaú Cultural, que além de receber montagens mais atuais em exibições únicas via Zoom, agora disponibiliza no YouTube temporadas de 21 dias, com registros audiovisuais de espetáculos, ampliando tanto a programação para o público quanto a luz à produção cênica.

A indagação “o que os veredictos não revelam?” conduz a Companhia de Teatro Heliópolis em (In)justiça, ensaio cênico que reflete sobre aspectos do sistema jurídico brasileiro. O fio condutor da trama é a história de Cerol, um jovem que pratica um crime involuntariamente. A ação dá início a diversas análises sobre o que é justiça, seja a praticada pelo judiciário ou a que a sociedade sentencia.

A montagem, iniciada em 2018 e estreada em 2019 após um processo de criação colaborativo, conta de forma não-linear a trajetória de Cerol – um exímio empinador de pipas –, que foi criado pela avó após a mãe morrer no parto e do pai ser assassinado. Certo dia, depois de uma briga na vizinhança, o jovem dispara, sem intenção, um tiro em uma mulher, que morre, e é preso e submetido ao julgamento da lei e das pessoas.

Décima primeira montagem da Companhia de Teatro Heliópolis, (In)justiça passou por um ano de estreia marcado por premiações e reconhecimentos. Foi indicada ao Prêmio Shell 2019 na categoria Música, ao Prêmio Aplauso Brasil 2019 na categoria Melhor Espetáculo de Grupo e foi eleito um dos melhores espetáculos do ano pelo Guia da Folha e do Estadão. 

A Companhia de Teatro Heliópolis surgiu no ano 2000, com o objetivo de montar o espetáculo A Queda para o Alto, baseado no romance homônimo de Sandra Mara Herzer. Hoje, com mais de 20 anos de trajetória, tem 11 espetáculos montados, sempre em diálogo com anseios e vivências da realidade de Heliópolis. 

segunda-feira, 02 a 02 de agosto de 2021

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?