Agenda | Beneficente | Notas | Teatro

Festival de Teatro para Crianças leva 20 apresentações a Porto Alegre e Montenegro

Change Size Text
Festival de Teatro para Crianças leva 20 apresentações a Porto Alegre e Montenegro "De La Mancha, o Cavaleiro Trapalhão". Foto: Dani Reis/Divulgação

O FESTECRI – Festival de Teatro para Crianças chega a sua terceira edição com intensa programação nas cidades de Porto Alegre e Montenegro, entre os dias 8 e 17 de julho. Valorizando as artes de palco produzidas para as crianças, serão 20 apresentações, com sessões no Theatro São Pedro, na capital gaúcha, e no Teatro Therezinha Petry Cardona, na FUNDARTE (Rua Capitão Porfírio, 2.141, em Montenegro).

Depois de ter sido cancelado em maio, em razão das enchentes no Rio Grande do Sul, a coordenação do FESTECRI entende como urgente a retomada do festival que prima por espetáculos e ações de qualidade para um público de crianças, professores e orientadores, proporcionando momentos de arte, respiro, afeto e alegria.

Publicidade

“Para essa terceira edição, o nosso compromisso com as artes cênicas voltadas para crianças se mantém, trazendo uma programação artística de qualidade direcionada, com acessibilidade para os mais variados públicos, fomentando novas plateias, inclusão social e valorizando o artista que cria espetáculos para crianças”, informam as diretoras do projeto Letícia Vieira e Daniela Lopes.

O FESTECRI surgiu em 2019 e já recebeu mais de 12 mil crianças e jovens nas primeiras edições. Neste ano, o festival amplia o número de apresentações, contemplando crianças das cidades de Porto Alegre e Montenegro. 

“Maria Peçonha”. Foto: Maurício Casiraghi/Divulgação

Para além das crianças, a programação do Festival é um convite também para jovens e adultos, com preços populares, que variam de R$ 15 a R$ 30. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site do festival ou no local, uma hora antes de cada espetáculo – neste caso, com pagamento exclusivamente por pix. 

O Festecri também está com a campanha Mochila Solidária, que convida a comunidade a doar mochilas com materiais escolares para as crianças de escolas públicas atingidas pela enchente. As doações poderão ser feitas na chapelaria do Theatro São Pedro, das 9h às 17h, nos dias do festival.

Importante destaque é a acessibilidade. A grande maioria das sessões terá audiodescrição e tradução para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Além disso, 70% da capacidade dos teatros será ocupada por estudantes de escolas e instituições da rede pública, por meio de agendamento prévio gratuito, pelo e-mail [email protected].

O evento conta ainda com oficinas de teatro gratuitas, em escolas e abrigos de acolhimento, e mesas de conversas sobre diferentes segmentos das artes para crianças, que acontecerão no Foyer Nobre do Theatro São Pedro. A proposta é criar novas experiências, concebendo universos lúdicos de arte, afeto, crescimento e pensamento crítico.

Confira a programação completa aqui.

“Histórias Negras para Crianlas de Todas as Cores”. Foto: Ramon Moser/Divulgação

segunda-feira, 08 a 17 de julho de 2024

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?