Agenda | Teatro

Gisela de Castro no espetáculo “Eugênia”

Change Size Text
Gisela de Castro no espetáculo “Eugênia” Foto: Sheila Gomes/Divulgação

Século XIX. A jovem Eugênia José de Menezes, filha do governador de Minas Gerais, tem um romance com Dom João VI, engravida e é expulsa da Corte, sendo exilada num convento. Se fosse hoje em dia, diríamos que ela tinha sido “apagada”, como são apagados negros, gays, trans. Apagada por ser mulher. Mas também partiríamos para as redes sociais para “cancelar” Dom João VI, o covarde que não se limitava a comer frangos.

Eugênia, a história da amante do rei virou peça escrita por Miriam Halfim, dirigida por Sidnei Cruz e encenada pela atriz Gisela de Castro, será exibida nos dias 13 e 14 de fevereiro, às 20h, pelo streaming da Sympla.

O questionador e divertido monólogo tem muito a dizer. E diz. Manda um recado para a mulher contemporânea, ainda na luta por seu espaço, seu reconhecimento, para não ser apagada, mas, sim, para poder escrever sua própria história. Com tanto a dizer, a discussão vai extrapolar a sessão. E, depois do fim da apresentação, vai ter bate-papo com Gisela.

Eugênia foi um sucesso em diversos palcos cariocas. Foram quatro temporadas e muitas indicações a prêmios. A encenação que será exibida foi filmada durante a primeira temporada, no Planetário da Gávea, em 2016. Uma ótima oportunidade para conhecer essa mulher de dois séculos, que ainda precisa ser ouvida.

Os ingressos devem ser adquiridos online (dia 13 e dia 14). Após as apresentações do espetáculo, haverá bate-papo com o Gisela de Castro.

sábado, 13 a 14 de fevereiro de 2021 | 20h00

R$ 15

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?