Agenda, Infantil, Teatro

Guilherme Ferrêra e Henrique Gonçalves encenam “De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão”

Change Size Text
Guilherme Ferrêra e Henrique Gonçalves encenam “De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão” Foto: Tom Peres/Divulgação

Em um formato totalmente especial criado para o ambiente virtual, o grupo Rococó Produções exibe o espetáculo que conquistou o Prêmio CENYM de teatro 2020: De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão.

A peça subverte a tradicional estética da contação de histórias e se vale de teatro, dança, música e flamenco para discutir temas como a amizade e a lealdade, as relações de poder e a imaginação através da leitura. Com um afiado elenco composto por Guilherme Ferrêra e Henrique Gonçalves, que vivem, respectivamente, Dom Quixote e Sancho Pança, o espetáculo atravessa todas as gerações de espectadores, sugerindo muitas camadas de interpretação e convidando adultos e crianças para celebrarem de um mesmo espetáculo através de uma abordagem de linguagem não-violenta com o tempero principal do humor e da diversão.

Enriquecido por uma longa pesquisa na cultura Flamenca, estão presentes no espetáculo, os palmeios, os “pitos”, a percussão corporal e os sapateados que são valorizados pela Trilha sonora original de Pedro Borghetti que nos leva até a Espanha em seus ritmos como as tradicionais “sevilhanas” e “bulerias”.

A região de La Mancha e os povoados de Albacate, Cuenca, Ciudad Real, Toboso e Toledo são recriados pela cenografia, iluminação e adereços
do artista Roger Santos, em seus tons de sépia em referência a uma terra seca e poeirenta do centro da Espanha. Ao longo dos 45 minutos de espetáculo, com indicação etária livre, todas essas questões se apresentam emolduradas por elementos de linguagem visual de rara elegância em um projeto que se dedica a dialogar com o público infantil-juvenil e adulto, introduzindo uma estética um pouco mais elaborada e reforçando o convite a consumir teatro e leitura ao longo da vida.

Além da exibição do espetáculo, o grupo também promoverá a oficina de Teatro, oficina de Dança e Musicalização, acessibilidade em LIBRAS, além de um bate-papo com os espectadores após cada uma das ações.

A transmissão acontece pelo canal do YouTube.

Publicidade
Publicidade
Foto: Tom Peres/Divulgação

segunda-feira, 26 a 27 de abril de 2021 | 08h00 - 17h40

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.