Notas, Teatro

Porto Alegre Em Cena anuncia artista inglês Scottee em residência artística online

Change Size Text
Porto Alegre Em Cena anuncia artista inglês Scottee em residência artística online Foto: Agência Cigana/Divulgação

O projeto promete ser um intenso intercâmbio de experiências e criações entre os participantes. Serão produzidas uma série de exercícios durante duas semanas de trabalho para criação de vários clipes diferentes, de 15 segundos (filmes próprios) de danças que irão gerar um vídeo-dança ao final.

O trabalho que Scottee, artista e escritor inglês, desenvolve aborda temas relevantes para a sociedade, tais como gordofobia, homofobia, diferenças sociais, violência e comunidade.

O novo trabalho que Scottee desenvolve é digital em tempos de pandemia e quer apresentar ao público brasileiro nesse momento, por meio do projeto Pontes do British Council com Oi Futuro, e faz parte da programação do 27º Porto Alegre em Cena, que ocorreu em outubro de 2020. 

Na quarta (10/2), já estará disponível a primeira etapa desse intercâmbio com a aula inaugural Notepad Warrior, aberta ao público geral. Um experimento online, no qual as pessoas de suas próprias casas podem começar a criar novas ideias sobre arte e ativismo.

Durante quatro dias Scotiee vai disponibilizar um arquivo com uma série de reflexões e tarefas para que os os participantes desenvolvam autonomia e reflitam sobre o que despera o desejo pelo movimento.

O workshop acontece a partir do trabalho de Fat Blokes e será conduzido por Scottee com Lea Anderson e cinco fatblokes ingleses com cinco fatblokes brasileiros que serão selecionados pelo grupo. A residência será por meio da plataforma Zoom.

— Juntar 5 brasileiros e 5 ingleses de diversas regiões, mais a coreógrafa Lea e eu de diretor, junto com tradutor, já é um grande time para esse tipo de trabalho intenso de se criar dança digital, o que parece bastante ambicioso e excitante! — revela Scottee.

Serão conduzidos duetos entre ingleses e brasileiros, bem como trabalhos solos de todos eles que serão filmados e disponibilizados na plataforma TikTok. Serão selecionadas 121 sessões de 15 segundos após o workshop para criar uma vídeo-dança.

Scottee é um artista e escritor que orgulhosamente não tem educação formal. Ele é o Diretor Artístico da Scottee&Friends que foi criada para apoiar, desenvolver e criar shows de cabaré, circo, drag, liveart, dança e teatro que ganharam prêmios, excursionou nacional e internacionalmente e recebeu excelentes críticas. A empresa agora opera como um coletivo de artistas, produtores, criadores e participantes, criando teatro, ativismo e projetos comunitários. Estão desenvolvendo projetos digitais e eventos sobre gordura, classe, queerness, morte, crime e comunidade.

As inscrições devem ser realizadas online, a partir do dia 10 de fevereiro.

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.