Agenda | Teatro

Projeto virtual convida o público a pensar a criação e pesquisa teatral

Change Size Text
Projeto virtual convida o público a pensar a criação e pesquisa teatral Cartaz. Foto: Divulgação

O projeto entre:dramaturgismos acontece online, entre os dias 8 e 15 de abril, reunindo convidados do Brasil e da Alemanha em três mesas de debate; um espaço para compartilhamento de experiências e formação de redes e lançamento de uma publicação.

A transmissão acontece no canal do YouTube do Goethe-Institut São Paulo, além do Espaço Aberto, acessível pelo Zoom, momento para tecer redes entre pessoas interessadas.

Durante as conversas, agentes culturais atuantes em diversos contextos irão discutir a figura do dramaturgista na criação teatral.

A função de Dramaturg, ou dramaturgista em português, surge a partir do pensamento desenvolvido por Gotthold Ephraim Lessing (1729-1781), figura do Iluminismo e precursor da literatura moderna na Alemanha. Numa definição sucinta, o dramaturgista é uma figura que assume uma mediação crítica entre obra e público e pode assim atuar nos espaços que existem entre artistas, curadores, comunicadores e espectadores, tanto participando do processo de criação de obras quanto de programação cultural, independentemente da linguagem artística.

No projeto, o foco se concentra na área teatral e bota em perspectiva o contexto brasileiro e práticas em vigor na Europa. As conversas irão envolver as diversas perspectivas ao longo dos processos de criação, bem como as contribuições da teoria e da pesquisa para o campo. As iniciativas dedicadas à formação em dramaturgismo existentes no país e também a apresentação de aspectos do dramaturgismo pouco conhecidos no Brasil serão discutidos, de modo que o público leigo, mais distante do contexto institucional do teatro, possa entender melhor este ambiente cultural.

O entre: que intitula o evento diz sobre o espaço limiar que o dramaturgismo ocupa no processo teatral, na intermediação de teoria e criação e de pesquisa e produção de sentido. Estar entre: é também um convite a adentrar uma discussão ainda pouco desenvolvida no meio teatral.

Com a combinação de debates, encontros e produção bibliográfica, o evento almeja instaurar campos de diálogo e redes de contato para que, dessa entrada, outros caminhos futuros possam surgir e se desenvolver, contribuindo assim para o fortalecimento e a ampliação do campo e, consequentemente, da criação e pesquisa em teatro.

Confira a programação e mais informações no site do projeto.

quinta-feira, 08 a 15 de abril de 2021 | 19h00 - 15h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?