Educação | Notas | Teatro

Sesc Dramaturgias promove oficina gratuita sobre mudanças na direção teatral

Change Size Text
Sesc Dramaturgias promove oficina gratuita sobre mudanças na direção teatral Cartaz do Sesc Dramaturgias/Divulgação

As mudanças que a pandemia trouxe para o fazer teatral são o tema da oficina Do Teatro Que Conhecíamos ao Teatro Possível: A Direção Teatral e Outras Escritas da Cena no Contexto Pré, Durante e Pós-pandêmico, oferecida gratuitamente pelo Sesc São Leopoldo dentro do projeto Sesc Dramaturgias. Com aulas pelo Zoom, a formação ocorrerá entre os dias 5 a 7 de julho e de 12 a 14 de julho, das 19h às 21h e será ministrada por Fernando Yamamoto (RN).

A formação é destinada a diretora (es), dramaturgas (os), atrizes e atores, estudantes de teatro e outras (os) artistas de cena com experiência na área. A inscrição para a seleção dos participantes deve ser feita por link, por meio de envio de carta de intenção e currículo resumido. As vagas são limitadas a 25 pessoas e os selecionados serão contatados por e-mail.

Diretor, professor e pesquisador de teatro, Yamamoto é um dos fundadores dos Clowns de Shakespeare (RN), onde atua também como gestor, tradutor e dramaturgo. Sua pesquisa transita por universos como o teatro popular, a comicidade, a rua e o teatro latino-americano. Entre os assuntos que serão abordados na oficina. Esta oficina é um espaço de troca e compartilhamento de experiências a partir do olhar da direção teatral, partindo da experiência do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, que criou obras como CLÃ_DESTIN@: Uma Viagem Cênico-cibernética, L.A.A.A.T.I.N.A. – Legião e Aventureires, Aventureiras e Aventureiros Tenazes e Incansáveis pelas Narrativas ao Avesso (com estreia prevista para maio de 2021), além de diversos outros exercícios cênicos.

O Sesc Dramaturgias vem apresentando, ao longo de sua existência, resultados significativos, como o surgimento de novos grupos, coletivos e espetáculos, a parceria entre artistas por meio do intercâmbio gerado pelas oficinas, o desenvolvimento de pesquisas específicas nos programas de pós-graduação das universidades e a profissionalização de jovens artistas. As ações também geram a aproximação de novos públicos interessados no contato com as artes cênicas, o que contribui para a qualidade de vida e reflexão sobre o seu estar no mundo.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?