Agenda | Cinema | Televisão

“Hamlet”, de Zeca Brito, estreia no Canal Brasil

Change Size Text
“Hamlet”, de Zeca Brito, estreia no Canal Brasil Anti Filmes/Divulgação

Hamlet, premiado longa do cineasta Zeca Brito, chega à TV por assinatura nesta quinta-feira (6/6), às 20h, no Canal Brasil. A produção nacional também pode ser alugada em plataformas de streaming, como Claro TV+ (Now)Vivo Play. Além das operadoras de TV, o Canal Brasil pode ser acessado pelo Globoplay.

No filme, em meio ao caos político no Brasil de 2016, os estudantes secundaristas se unem aos movimentos sociais e tomam as ruas em protestos. Testemunhando um golpe de estado, o Jovem Hamlet (Fredericco Restori) tem de enfrentar seus maiores fantasmas, sua transformação em adulto e seu lugar na sociedade.

Publicidade

A produção gaúcha conquistou cinco Kikitos no último Festival de Cinema de Gramado, além do prêmio de melhor direção no Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires (FIDBA) e menção honrosa no festival português Cine Marginal.

“Vejo Hamlet como um ensaio poético/político do golpe de 2016, elaborado com distanciamento histórico, que busca refletir sobre o papel dos movimentos sociais e das lutas estudantis na construção da democracia”, resume Zeca Brito, que também é roteirista e produtor deste que é seu oitavo longa.

O realizador combina os gêneros de ficção e documentário para retratar uma sociedade dividida entre a cartilha ditada pelas elites e a reflexão da própria ação dos movimentos sociais. “Hamlet é um filme híbrido, em que a realidade é interposta por improvisações. Os limites da direção se confundem na dramaturgia criada pelo ator frente ao real, um filme de cumplicidade em benefício da linguagem”, conclui.

Segundo o cineasta, seu filme explora o dilema do existir como ser político em meio à desconstrução da democracia brasileira da segunda metade da década de 2010 até hoje. “A dúvida do protagonista fica entre assumir a ação, tomar as rédeas da vida e escrever o próprio destino ou entregar-se aos rumos da história”, explica Brito.

Rodado em abril de 2016 em Porto Alegre, o longa traz em seu elenco o crítico e ator Jean-Claude Bernardet, o ator e diretor teatral Marcelo Restori e uma participação especial da ex-presidenta Dilma Rousseff. O diretor também assina produção (junto com Clarissa VirmondFrederico Ruas e Tyrell Spencer) e roteiro (dividido com Ruas).

Anti Filmes/Divulgação

Assista ao trailer de Hamlet:

quinta-feira, 06 de julho de 2024

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?