Agenda | Televisão

TV Cultura exibe documentário sobre as enchentes no Estado

Change Size Text
TV Cultura exibe documentário sobre as enchentes no Estado Erinaldo Clemente/Divulgação

A TV Cultura exibe neste domingo (16/6), às 16h, o documentário inédito Um Estado Devastado pelas Águas – A Tragédia no Rio Grande do Sul. Com uma hora de duração, o filme é um trabalho de reportagem da premiada jornalista Laís Duarte, do repórter cinematográfico Adriano Tavares e do assistente técnico Erinaldo Clemente.

A equipe do departamento de Jornalismo da emissora passou duas semanas acompanhando o drama de famílias que perderam tudo, o incansável trabalho de resgate do corpo de bombeiros e voluntários, além do esforço das forças armadas no apoio aos desabrigados. A reportagem esteve na linha de frente das equipes dos bombeiros, nos abrigos, hospitais de campanha, central de doações e nos locais improvisados para receber milhares de animais domésticos que ficaram esquecidos na enchente histórica.

Publicidade

Laís Duarte/Divulgação

O programa aborda a questão climática, ouvindo o climatologista Carlos Nobre, além de engenheiros e especialistas que explicam a catástrofe que superou a grande enchente de 1941 – quando o nível do Guaíba chegou a 4,76 metros, durante 22 dias de chuva, em maio daquele ano. Em 2024, a tragédia é ainda maior: o nível do Guaíba chegou a 5,33 metros.

Quase 500 cidades foram atingidas. São cerca de 600 mil desalojados e quase dois milhões e meio de moradores afetados.

O documentário traz ainda explicações e possíveis soluções para a tragédia, dando voz a engenheiros, cientistas, médicos, moradores e autoridades que estão trabalhando na reconstrução do estado. Foram ao menos 80 relatos e entrevistas durante 14 dias de reportagens em Porto Alegre e região metropolitana.

Laís Duarte/Divulgação

domingo, 16 de julho de 2024

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?