Conteúdo de Parceiro | Roger Lerina

Virada Sustentável encerra programação neste fim de semana: “Desafio é transformar reflexões em atitudes”

Change Size Text
Virada Sustentável encerra programação neste fim de semana: “Desafio é transformar reflexões em atitudes” Orquestra Villa-Lobos vai se apresentar no último fim de semana da Virada Sustentável (Foto: Divulgação)

Este conteúdo é uma parceria da Virada Sustentável com o Matinal. Este link mostra como funcionam as parcerias institucionais com o Matinal.

No último fim de semana de programação da Virada Sustentável em Porto Alegre, a organização do evento repassa as mais de 70 atrações – de exposições a concertos, passando por palestras, oficinas e debates – e projeta o legado que o evento pode deixar para a cidade. Inspirado nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável listados pela ONU como metas para o mundo até 2030, o evento tenta trazer essa pauta para o ambiente cultural.

Entre os temas apresentados pela ONU, estão erradicação da pobreza, energia limpa e acessível, consumo e produção responsáveis, igualdade de gênero e educação de qualidade. Para a coordenadora socioambiental da Virada Sustentável, Julia Caon Froeder, o evento ajuda a jogar luz sobre temas sensíveis às cidades, principalmente no caso de Porto Alegre:

“Essa foi a nossa sexta edição, estamos felizes em conseguir continuar o projeto, desde o ano passado, e muito felizes por termos voltado para a rua. Porto Alegre tem grandes desafios, como coleta seletiva e mobilidade urbana, e conseguimos ver através da Virada Sustentável pessoas com ideias e propostas para a cidade”, avalia. 

Pela segunda vez, o evento foi realizado durante a pandemia, situação que trouxe novas barreiras e apresentou novas faces do desenvolvimento sustentável: “Tivemos muitas reflexões importantes durante a pandemia, sobre nossas relações e como é viver trancado em casa, a valorização do encontro e dos espaços naturais, das ruas das nossas próprias cidades. O desafio de agora é transformar essas reflexões em atitudes, já que voltamos para a rua, e é isso que o evento tentou proporcionar”, comenta Julia.

Neste final de semana, a Virada Sustentável promove eventos como a exposição No Exit, de Andy Singer, e concertos de orquestras populares, ambos no Parque da Redenção – o fator cultural é algo importante para o evento e, segundo a coordenadora socioambiental da Virada, também para a reflexão sobre sustentabilidade.

“A arte e a cultura podem contribuir muito para essa discussão, porque são grandes veículos de inspiração, de reflexões e perguntas difíceis. A Virada se propõe a ser esse mix de cultura e sustentabilidade, e as pessoas se beneficiam muito disso”, diz. 

Em 2019, o projeto foi reconhecido pela ONU como um dos três eventos mais importantes na promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda adotada por 193 países que tem como objetivo contribuir para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para uma guinada sustentável, a partir de uma abordagem positiva, propositiva, que não apenas aponte problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade. 

Programação da Virada Sustentável vai até 21 de novembro

Movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema na América Latina e um dos maiores do mundo, a Virada Sustentável ocorre em diferentes cidades do país. Em Porto Alegre, chega a sua sexta edição, desta vez em um formato híbrido, com atividades online e presenciais. A cada ano são oferecidas dezenas atividades culturais e socioambientais totalmente gratuitas.

A programação da Virada Sustentável Porto Alegre 2021, gratuita e concebida para diferentes públicos, acontece até o dia 21 de novembro. Os horários e locais de todos os eventos podem ser conferidos no site da Virada Sustentável. Debates sobre temas atuais como ESG, cidades inteligentes e economia circular estão na programação da TVE e no YouTube, por meio do programa Conversas Sustentáveis, oferecido pela Braskem. 

Dentro da programação, a Virada também promove o projeto Música para Todos, com concertos de orquestras sociais na Redenção. Este projeto tem o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e patrocínio da Alibem, CMPC, DLL, Kappesberg, Kiling, Salton e Zaffari. 

A Virada Sustentável é apresentada pela Braskem, com patrocínio máster de CMPC, Gerdau e Sulgás, apoio institucional da Casa de Cultura Mario Quintana, do MACRS e da AAMACRS, da Aliança Francesa, TVE, FM Cultura e NIC.br. A co-realização é da Prefeitura de Porto Alegre.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?