Agenda | Teatro

Grupo NEELIC se reinventa e traz ao público espetáculos virtuais e gratuitos

Change Size Text
Grupo NEELIC se reinventa e traz ao público espetáculos virtuais e gratuitos "Capital". Foto: Elisa Rohweder/Divulgação

Em abril, o grupo NEELIC completa 18 anos de trajetória artística e apresenta espetáculos de teatro online e gratuitos. A peça Capital, criada a partir do texto Bartleby, o Escrivão, de Hermann Melville, abre a mostra de teatro, nesta sexta (16/4), a partir das 19h.

Com vídeos pré-gravados e debates posteriores ao vivo com atores do elenco, o espetáculo seguirá em cartaz até 25 de abril, às sextas, sábados e domingos, sempre às 19h. Para assistir é necessário realizar inscrição prévia pelo e-mail [email protected], WhatsApp 51 99274.9933 ou plataforma Sympla.

Capital é uma adaptação do NEELIC em que a Nova York apresentada no texto original se torna uma urbanidade brasileira: Porto Alegre. Na versão do grupo, a personagem central recebe o nome de Amarildo, em uma homenagem ao pedreiro carioca considerado morto após desaparecimento provocado pela polícia do Rio de Janeiro. Em uma trama poética, mas também lúdica e divertida, o Amarildo do espetáculo traz à cena a desestruturação do sistema em que está inserido pela ausência da palavra. O seu silêncio é trabalhado no espetáculo ora de forma triste, ora de modo cômico e a brasilidade se estabelece pelos aspectos simbólicos das cenas.

Completam a mostra de repertório Primeiro Amor, que investiga o cruzamento entre a noção de teatro gestual e referências do universo de Samuel Beckett, e MERDA!, resultado da observação do contexto político e social do Brasil. Também estão previstas sessões com tradução para Libras e audiodescrição nos três espetáculos.

A mostra integra o projeto Ver a Cena, contemplado pelo Edital FAC Movimento RS, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. O grupo NEELIC atua em Porto Alegre desde 2003.

sexta-feira, 16 a 25 de abril de 2021 | 19h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?