Música, O Som da Semana

As playlists do DJ Dante Longo

Change Size Text
As playlists do DJ Dante Longo O DJ Dante Longo. Foto: Arquivo pessoal

O produtor musical e DJ Dante Longo é o responsável pelas trilhas sonoras da seção O Som da Semana, que integra nossa newsletter, enviada aos assinantes premium do Matinal Jornalismo. Trabalhando há 34 anos com a banda Nenhum de Nós, notório glutão de novidades musicais, Dante já passou temporadas discotecando como residente em conhecidas casas noturnas de Porto Alegre, como Dr. Jekyll, Liquid e Zelig – onde foi pioneiro na cidade comandando um lounge club no começo dos anos 1990.

Esta página é atualizada semanalmente com as playlists do Dante. Se você perdeu alguma edição ou deseja relembrar alguma trilha, é só procurar por aqui.

News #141

Patrimônio artístico e cultural do Brasil, carioca de nascimento mas mineiro de coração, Milton Nascimento é o tema desta semana da playlist de Dante Longo. O produtor musical e DJ compilou três horas de temas do cantor e compositor, que testemunham o talento musical excepcional de um dos criadores do mítico Clube da Esquina e artista reverenciado por músicos do mundo inteiro e dos mais variados gêneros – do popular ao erudito, passando especialmente pelo jazz. Boa viagem ao som de Miltons!

News #140

A música negra é uma das paixões de Dante Longo, que se esbaldou na playlist desta semana. Embalado no mote do Dia da Consciência Negra, o produtor musical e DJ se impôs a deliciosa tarefa de selecionar mais de quatro horas e meia de boa música black. O resultado é uma coletânea fina e eclética, com destaque para o soul e o r&b feito por artistas brasileiros e estrangeiros como Wilson Simonal, Isaac Hayes, Curtis Mayfield, Luiz Melodia, Eliana Pittman, Nina Simone, Betty Wright, Tim Maia, Dom Salvador, Smokey Robinson, Elza Soares e Marvin Gaye, entre muitos outros.

News #139

Dante Longo nos convida a passear pela nova cena internacional do soul na playlist da semana. São cantores e cantoras, bandas e compositores que estão revitalizando a música pop negra com influências de sonoridades contemporâneas – sem deixar de lado o suingue e o sabor vintage dos clássicos do gênero nos anos 1960 e 1970. É só clicar aqui e começar a festa!

News #138

A trilha sonora da semana visita uma das tendências da música pop dos anos 1970 cuja influência ecoa até hoje: o glam rock. Dante Longo pinçou joias de artistas e bandas como Roxy Music, Mott the Hoople, David Bowie, T. Rex, Lou Reed, Suzi Quatro, Queen, New York Dolls e outros nomes que espalharam glitter e talento na música pop há cinco décadas. Uma maravilha de seleção irresistivelmente dançante. Aperta a play e te joga no glamour!

News #137

Como o feriadão está chegando aí, a pedida é se jogar na seleção musical que Dante Longo criou especialmente pra gente. O produtor musical e DJ montou um repertório de temas de climão chill out que convida você a viajar por mais de quatro horas ao som de artistas e bandas como AirZero 7MozezBentDarkelCharlotte GainsbourgPortisheadMassive Attack e Groove Armada. Mais cool impossível.

News #136

Apesar da qualidade indiscutível, a música latino-americana atual não é muito escutada aqui no país. Mas nem sempre foi assim: já se cantou – e bailou – muito ao som da língua espanhola no Brasil. Dante Longo é daqueles que nunca deixou de acompanhar essa criação sonora nos países vizinhos – e, para a playlist desta semana, o produtor musical e DJ selecionou 50 nomes latino-americanos. São quase todos artistas contemporâneos, à exceção de uma ou outra pérola do passado – como Elia y Elizabeth, dupla colombiana da década de 1970. Um primor de garimpo.

News #135

John Lennon (1940 – 1980) partiu muito cedo, com apenas 40 anos. Para lembrar a arte de um dos gigantes da música popular de todos os tempos, que teria feito 80 anos no dia 9 de outubro se este mundo fosse justo, nosso especialista Dante Longo montou um repertório primoroso. O produtor musical e DJ selecionou tanto canções dos Beatles identificadas com a voz e o estilo do compositor e cantor quanto temas da carreira solo do músico inglês, hits incontornáveis e lados B pouco conhecidos. Um panorama da obra desse gênio incomparável. Aperte o play e boa viagem.

News #134

Etiópia, Nigéria, África do Sul, Zâmbia, Camarões, Gâmbia, Zimbábue, Gana. Dante Longo garimpou músicas de artistas desses e de outros países africanos para montar uma playlist eclética e rica em sonoridades. O repertório reúne temas gravados desde a década de 1960 que registram a potência artística do encontro de diversos gêneros do pop ocidental com as influências e os sotaques das muitas tradições musicais locais. O DJ e produtor musical selecionou temas tanto de artistas mundialmente conhecidos como os nigerianos Fela Kuti e King Sunny Adé quanto de nomes pouco divulgados fora de seus países de origem. Dê o play e tente não dançar.

News #133

Para celebrar as três décadas de Os Bons Companheiros (1990), nosso garimpeiro musical Dante Longo preparou uma playlist com o clima retrô desse clássico do cinema moderno. Além das canções que fazem parte da trilha sonora do filme de Martin Scorsese, o produtor musical e DJ selecionou temas dos anos 1950 e 1960 que dialogam com o universo de clubes noturnos e restaurantes suspeitos onde circulam os personagens. O repertório inclui harmoniosos grupos vocais de doo-wop, sucessos da canção romântica norte-americana, blues, soul, R&B e rock sessentista, canções napolitanas – não existe filme de mafioso sem um tenor se esganiçando na vitrola, né? Aperta então o play na jukebox e viaja no som, capisce?

News #132

Dante Longo é fissurado em black music. Por isso, em homenagem ao mestre Gerson King Combo, nome fundamental do soul e do funk aqui no país que morreu na última terça-feira, o produtor e DJ preparou uma playlist pra ninguém ficar parado. Impossível não embarcar no funky train que reúne petardos dançantes dos anos 1960 e 1970. Espalha então o talco no assoalho e dance, dance, dance!

News #131 (por Lígia Petrucci)

A coordenadora do projeto Unimúsica, Lígia Petrucci, preparou a trilha sonora desta edição reunindo algumas das instrumentistas que integram o festival, intitulado Forrobodó: Quando Elas Tocam. Alzira E, Clarice Assad, Joana Queiroz, Josyara, Léa Freire, Lívia Mattos, Maria Beraldo Simone Sou são alguns dos nomes dessa playlist especial.

News #130

A trilha sonora especialmente preparada por Dante Longo faz um belo apanhado da produção musical brasileira recente. A seleção bacana inclui artistas que estão despontando e foram incluídos no projeto Agulha.r, como Josyara, Juliano Guerra, Negro Léo, Ana Frango Elétrico, Saskia e Zudizilla, e nomes que não podem ficar de fora quando se fala da música de hoje no país – tipo Baco Exu do Blues, Carne Doce, Tagua Tagua, Tim Bernardes, Dingo Bells, Tagore, Curumin e Letrux.

News #129

Dante Longo reuniu dois maravilhosos trovadores modernos ingleses. Nick Drake e Kevin Ayers não são exatamente populares, apesar de serem adorados por outros músicos e por quem gosta de melodias cativantes. Em comum, Drake, um dos maiores nomes do folk britânico de todos os tempos, e Ayers, um dos fundadores da cultuada banda de jazz-rock psicodélico Soft Machine, tinham o talento especial para compor temas elegantes e envolventes e a voz suave matizada por um travo de melancolia

News #128

A playlist da News #128 convida você a passear pelo melhor da música brasileira entre os anos 1960 e 1980 com a condução de algumas das maiores vozes femininas do país. Dante Longo reuniu uma multicolorida coleção de gemas musicais garimpada nos repertórios de intérpretes maiúsculas como Gal Costa, Elza Soares, Elis Regina, Clementina de Jesus, Maria Bethânia, Clara Nunes, Sandra de Sá, Beth Carvalho, Alcione e Joyce, entre outras divas. 

News #127

News #126

News #125

News #124

News #123

News #122

News #121

News #120

News #119

News #118

News #117

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.

O matinal
PRECISA
de você

Precisamos bater a meta do nosso crowdfunding para seguirmos ativos em 2021

O matinal
PRECISA
de você

Precisamos bater a meta do nosso crowdfunding para seguirmos ativos em 2021