Música | O Som da Semana

As playlists de Dante Longo

Change Size Text
As playlists de Dante Longo O DJ Dante Longo. Foto: Arquivo pessoal

O produtor musical Dante Longo é o responsável pelas trilhas sonoras da seção O Som da Semana, que integra nossa newsletter, enviada aos assinantes premium do Matinal Jornalismo. Trabalhando há 34 anos com a banda Nenhum de Nós, notório glutão de novidades musicais, Dante já passou temporadas discotecando como residente em conhecidas casas noturnas de Porto Alegre, como Dr. Jekyll, Liquid e Zelig – onde foi pioneiro na cidade comandando um lounge club no começo dos anos 1990.

Esta página é atualizada semanalmente com as playlists do Dante. Se você perdeu alguma edição ou deseja relembrar alguma trilha, é só procurar por aqui.

News #193

O produtor musical Dante Longo passou pente fino nas novidades da música internacional nos últimos 30 dias – e o resultado é uma diversificada e estimulante coletânea, que passeia por diversos gêneros e contempla nomes consagrados e emergentes. O elenco de artistas inclui hitmakers como ABBA, Diana Ross, Rod Stewart e Sting, intérpretes do calibre de Robert Plant, Alison Krauss, Damon Albarn, Aimee Mann e Dave Gahan e novos ídolos tipo Adele, Bruno Mars e Curtis Harding.

News #192

A variedade e a renovação são duas das características mais marcantes da música brasileira. O produtor Dante Longo apresenta nesta semana uma excelente panorâmica da vibrante e colorida cena da música brasileira de hoje, que inclui nomes como Xênia França, Metá Metá, Anelis Assumpção, Tiganá Santana, Luiza Lian, Maria Beraldo, Giovani Cidreira, Saulo Duarte e Mãeana, entre muita gente mais.

News #191

A canção popular é um dos maiores patrimônios da cultura francófona. A linhagem de compositores e intérpretes que cantam com inspiração as paixões e atribulações da vida é especialmente admirável e prodigiosa na França e na Bélgica.

Para celebrar essa honorável linhagem de homens e mulheres que há décadas traduzem em canções inesquecíveis as alegrias e dores do amor, da existência e do cotidiano, Dante Longo reuniu em uma playlist très chic dois expoentes da música em francês: Georges Brassens, compositor de sucessos como Le Pornographe, e Jacques Brel, autor do clássico Ne me Quitte Pas

News #190

As apresentações do organista norte-americano Delvon Lamarr e seu trio em Porto Alegre na última semana sacudiram cabeças e corpos da galera. Envolvido pelo suingue do som que escutou ao vivo, Dante Longo selecionou mais de três horas de música instrumental dançante de matriz negra, que mistura funk, soul, jazz e r&b – e que é conduzida geralmente por um órgão cheio de balanço.

News #189

Como já é tradição, começo de mês é a oportunidade para lembrarmos do que chegou de música nova nas rádios e plataformas de áudio recentemente. O produtor Dante Longo garimpou lançamentos do pop rock internacional e criou uma playlist muito bacana com seis horas de boa música.

News #188

Como já é tradição, começo de mês é a oportunidade para lembrarmos do que chegou de música nova nas rádios e plataformas de áudio recentemente. O produtor Dante Longo garimpou lançamentos do pop rock internacional e criou uma playlist muito bacana com seis horas de boa música.

News #187

A playlist preparada pelo nosso alquimista sonoro está especialmente refinada: Dante Longo pinçou um punhado de temas vigorosos de Bebeto Alves, Gelson Oliveira, Nei Lisboa, Nelson Coelho de Castro e Vitor Ramil, que destacam a qualidade e a variedade do cancioneiro produzido por esse talentoso quinteto de cantautores. “Me concentrei mais em trabalhos introspectivos desses músicos, privilegiando o aspecto melódico da obra deles”, justifica Longo, que montou um repertório com mais de três horas de duração.

News #186

A pandemia congelou durante um ano e meio os shows presenciais no país, mas isso não significa que a produção musical brasileira parou neste tempo todo. Talvez tenha sido até o contrário disso: impedidos de se apresentarem para o público, os artistas mergulharam na produção de suas obras, compondo, produzindo e gravando incansavelmente.

Pois Dante Longo foi buscar os lançamentos nacionais de 2021 e voltou com uma braçada generosa de ótima música popular brasileira, criada tanto por artistas e grupos consagrados quanto por nomes da cena emergente contemporânea. A seleção reúne novos temas de gente como Caetano Veloso, Alceu Valença, Mahmundi, Fernanda Abreu, Thedy Corrêa, Marisa Monte, Adriana Calcanhotto, Vanguart, Letrux, Frejat, Francisco, el Hombre, Tagore, Ivan Lins, Alice Caymmi, BaianaSystem, Duda Brack, Gilberto Gil, Céu e ainda muito mais gente.

News #185

Você já sabe que todo começo de mês por aqui a gente destaca os principais lançamentos musicais dos últimos 30 dias, né? Pois a coletânea de setembro garimpada por Dante Longo passa em revista os novos sons do pop e do rock internacionais.

A playlist inclui nomes como Lady Blackbird, Kacey Musgraves, Saint Etienne, Low, Manic Street Preachers, The Vaccines, Julia Bardo, Lindsey Buckingham, José González, Cynthia Erivo, Esperanza Spalding, Dave Gahan, The Shivas e Kurt Vile, entre outros artistas.

News #184

Depois que Nevermind chegou às lojas no dia 24 de setembro de 1991, o rock nunca mais foi o mesmo. O segundo disco da banda norte-americana Nirvana inaugurou uma nova era no rock internacional e simbolizou na prática o início dos anos 1980.

Para comemorar a data, o produtor musical Dante Longo montou um petardo sonoro de quase três horas e meia de grunge, incluindo tanto bandas da cena surgida em torno de Seattle – como Pearl Jam, Alice in Chains, Screaming Trees, Soundgarden e, claro, Nirvana – quanto nomes que influenciaram ou foram moldados pelo gênero.

News #183

O blues introduziu e o rock entronizou a guitarra elétrica no imaginário – e, claro, na sonoridade – da cultura pop. Atire a primeira palheta quem nunca foi conquistado por um solo de guitarra.

Pois o produtor musical Dante Longo preparou uma seleção “eletrizante” de guitarristas de todos os tempos, responsáveis por criar e manter viva até hoje a mística em torno do instrumento. A seleção é tipo Os Vingadores da guitarra: tem Jimi Hendrix, Jeff Beck, Pepeu Gomes, Jimmy Page, Rory Gallagher, Snowy White, Robertinho de Recife, Peter Frampton, David Gilmour, Stevie Ray Vaughan, Frank Zappa, Gary Moore, Steve Vai e Joe Satriani, entre muitos outros. Haja trifásica!

News #182

Dono de uma voz de timbre único e cristalino, Ney Matogrosso é também um performer inigualável na história da música brasileira. Para comemorar a obra desse artista inquieto e veterano – dá para acreditar que Ney acaba de completar 80 anos? –, o produtor Dante Longo criou uma playlist saborosa, com três horas de duração, reunindo sucessos e canções escondidas do repertório do cantor.

News #181

Uma das paixões do Dante Longo, a black music é uma fonte inesgotável de sons e grooves. Para começar setembro já chutando o balde, o produtor criou uma playlist com quase seis horas de música sacolejante irresistível, feita por bandas e artistas atuais que bebem do soul e do r&b anos 1960 e 1970. Só tem papa fina, viu?

News #180

A nossa trilha sonora resume o que de mais interessante foi lançado no mundo da música popular em agosto. O produtor Dante Longo preparou uma ótima seleção com quatro horas de boa música, incluindo novos trabalhos de nomes como Lorde, The Killers, Marisa Monte, Martha Wainwright, Kool & The Gang, Halsey, Steve Gunn, Yann Tiersen, Gorillaz, Kanye West e Devendra Banhart, entre outros artistas internacionais.

News #179

Além de tocar em uma das maiores bandas de rock’n’roll de todos os tempos – para muitos, a maior –, Charlie Watts também era um apaixonado por jazz. Nossa trilha sonora desta semana celebra o stone jazzista com uma reunião de temas que Watts curtia.

O repertório selecionado por Dante Longo inclui legendas do gênero como Jelly Roll Morton, Thelonious Monk, Chick Webb, Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Art Blakey, Buddy Rich, Max Roach, Gene Krupa e Sonny Rollins, entre outros – além da The Danish Radio Big Band, formação na qual o baterista tocou.

News #178

Se tem alguma coisa que o Brasil produz como em nenhum outro lugar do planeta é cantora boa. O país é uma mina inesgotável de magníficas intérpretes, que contribuem para tornar nossa música conhecida e respeitada mundo afora.

O produtor musical Dante Longo fez um garimpo nesse tesouro nacional e montou um repertório sensacional, reunindo um panteão de damas da canção: Maysa, Nara Leão, Nana Caymmi, Elis Regina, Alaíde Costa, Leny Andrade, Maria Bethânia, Mônica Salmaso, Ná Ozzetti e Clara Nunes, entre outras vozes. 

News #177

Cinema não é só imagem; é também som – e música. Para lembrar que também podemos assistir a um filme com os ouvidos, o produtor Dante Longo preparou uma seleção de temas musicais antológicos que marcaram época tanto nas salas de cinema quanto nas programações radiofônicas. Teste seus conhecimentos cinematográficos tentando lembrar de qual filme é cada música da nossa coletânea especialíssima de quase quatro horas de duração.

News #176

Como já é de praxe, nosso especialista musical passa a limpo no começo do mês os mais recentes lançamentos sonoros. A coletânea selecionada por Dante Longo é rica e diversificada, incluindo nomes como Billie Eilish, David Crosby, Prince, John Mayer, The Go! Team, Bobby Gillespie, Cautious Clay, Molly Burch, Peyton, Son Volt e mais um monte de gente reunida em quase quatro horas de música.

News #175

Um dos nomes de destaque da espantosa safra de talentos surgida na música do Nordeste no começo dos anos 1970, Alceu Valença permanece ainda hoje produzindo com inventividade e vigor. O cantor e compositor acaba de lançar Saudade, novo disco de voz e violão – um dos quatro trabalhos nesse formato que o pernambucano está lançando ao longo de 2021.

Para celebrar a genialidade alceuvalenciana, o produtor musical Dante Longo nos apresenta uma seleção com três horas de duração, que comprovam o talento do cantor e compositor em ser ao mesmo tempo regional e universal, acústico e elétrico, sertanejo e cosmopolita.

News #174

Como amizade a gente tem que celebrar todo dia, a trilha sonora preparada por Dante Longo nesta edição destaca as afinidades musicais. O produtor garimpou um punhado de encontros entre artistas que gravaram juntos canções inesquecíveis. A coletânea com três horas de duração reúne dobradinhas de luxo como Queen + David Bowie, Mick Jagger + The Jacksons, Elis Regina + Tom Jobim, Elton John + John Lennon, Caetano Veloso + Gilberto Gil, Fito Páez + Joaquín Sabina, Peter Gabriel + Kate Bush, Iggy Pop + Kate Pierson e PJ Harvey + Thom Yorke, entre muitos outros.

News #174

Como amizade a gente tem que celebrar todo dia, a trilha sonora preparada por Dante Longo nesta edição destaca as afinidades musicais. O produtor garimpou um punhado de encontros entre artistas que gravaram juntos canções inesquecíveis. A coletânea com três horas de duração reúne dobradinhas de luxo como Queen + David Bowie, Mick Jagger + The Jacksons, Elis Regina + Tom Jobim, Elton John + John Lennon, Caetano Veloso + Gilberto Gil, Fito Páez + Joaquín Sabina, Peter Gabriel + Kate Bush, Iggy Pop + Kate Pierson e PJ Harvey + Thom Yorke, entre muitos outros.

News #173

Como seguimos no embalo do Dia Mundial do Rock que rolou nesta semana, nossa trilha sonora é totalmente dedicada ao bom e velho rock’n’roll. Dante Longo voltou a suas origens roqueiras e preparou uma playlist em que se destaca o rock de raiz dos anos 1970. O repertório sônico inclui Led ZeppelinDeep PurpleAC/DCThin LizzyUFOWhitesnakeQueenRita LeeBlack SabbathO TerçoRod StewartRushMade in BrazilSuzi QuatroFaces Free, entre muitos outros venenos. 

News #172

Nossa playlist reúne o que de mais interessante a música internacional ofereceu em junho. O produtor musical Dante Longo pesquisou os lançamentos bacanas do mês passado e preparou uma coletânea muito bacana com mais de quatro horas e meia de pop e rock. O repertório, como sempre, inclui artistas consagrados e nomes emergentes: Liz Phair, Japanese Breakfast, Crowded House, Wolf Alice, James, Gary Louris, Anna Fox Rochinski, Sleater-Kinney, Garbage, Kings of Convenience, Angelique Kidjo, Raoul Vignal, H.E.R., Mykki Blanco e John Grant, entre outros.

News #171

Legítimo patrimônio nacional, Gilberto Gil estava de aniversário na semana passada. Para celebrar o quase octogenário cantor, compositor e ex-ministro da Cultura – ai, que saudades… –, Dante Longo preparou uma seleção sensacional de canções, que inclui sucessos e pérolas escondidas, temas próprios e parcerias, baião, rock, xaxado e funk. São mais de três horas de ótima música gilbertogilana.

News #170

Para encarar este comecinho de inverno, nosso mestre dos sons @dantelongo preparou uma playlist feminina, reunindo algumas das maiores divas da canção internacional dos últimos 50 anos. O escrete musical só tem rainhas: Kate Bush, Joni Mitchell, Linda Ronstadt, Emmylou Harris, Patti Smith, Carly Simon e Carole King.

News #169

Heavy metal, chorinho, samba de roda, eletrônica, coco, baião, country, reggae, pop, forró, tango, bossa nova, rap, pagode, jazz, toada, rock. Tem tudo isso e ainda muito mais na copiosa discografia de Luiz Caldas. O sujeito é uma usina criativa: em mais de uma centena de álbuns gravados até agora, o músico já experimentou de um tudo, exercitando seu talento em uma miríade de estilos musicais.

Dante Longo fez um abrangente compilado dessa produção sonora tão interessante quanto esquizofrênica. Prepare-se para uma viagem musical no mínimo inusitada.

News #168

Para festejar os 80 anos de Erasmo Carlos, o produtor Dante Longo montou uma playlist especialíssima, que destaca a qualidade e a versatilidade da obra do “Gigante Gentil” da música brasileira. Tem rock’n’roll, Jovem Guarda e balada romântica, claro – mas há também samba, soul, bossa nova, prog rock, música latino-americana, pop e canção de protesto, entre outros gêneros, testemunhando a notável capacidade de Erasmo em expressar-se com notável talento nas mais diferentes linguagens.

News #167

Como já é de lei por aqui, começamos o mês fazendo um balanço das novidades musicais dos últimos 30 dias. O produtor musical Dante Longo fuçou em dezenas de lançamentos internacionais e trouxe pra gente a nata sonora de maio. A playlist é eclética e inclui artistas e bandas de diversos gêneros e origens, nomes tri conhecidos e outros que estão buscando seu lugar ao sol. 

A coletânea junta Weezer, Van Morrison, Squid, India Jordan, Dorothea Paas, Lisa Gerrard, Sophia Kennedy, The Mighty Mighty Bosstones, St. Vincent, The Black Keys, Paul Weller, The Chills, Jorja Smith, Paula Cole, Chrissie Hynde, Mdou Moctar, Texas, Robert Finley, Gruff Rhys, Lambchop, CHAI, Gary Numan, Colleen e mais um monte de gente boa.

News #166

Ele é o primeiro e até agora o único artista do mundo a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, o Pulitzer, o Oscar, o Grammy e o Globo de Ouro. Mais do que unificar os cinturões da arte, porém, Bob Dylan é responsável por uma das mais poderosas e profícuas obras da cultura ocidental da segunda metade do século 20 em diante. É sobre esse copioso corpus que o produtor musical Dante Longo se debruçou para montar a trilha sonora desta semana. A viagem dylanesca tem quatro horas e meia de duração, incluindo ao menos uma canção de cada um dos 39 discos de estúdio do músico – evitando as canções mais óbvias do homenageado, como certamente o próprio aprovaria.

Alguns dos clássicos de Dylan, no entanto, aparecem no final da coletânea, como bônus, em inspiradas versões interpretadas por nomes como Fairport Convention, The Animals, The Byrds, Nick Cave & The Bad Seeds, Mick Ronson, Nina Simone, Rod Stewart, Stephen Stills, Bryan Ferry e Caetano Veloso.

News #165

O samba é o pai do prazer, o samba é o filho da dor, cantam os poetas. Na playlist da semana, Dante Longo presta tributo ao samba e seu grande poder transformador. O DJ e produtor musical propõe uma encantadora visita ao Olimpo do samba, evocando o talento e a voz de divindades como Cartola, Pixinguinha, Clementina de Jesus, Adoniran Barbosa, Nelson Cavaquinho, Dona Ivone Lara, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Carlos Cachaça, Elza Soares, Candeia, Monarco, Clara Nunes, Moreira da Silva, Alcione, Zé Keti, Elizeth Cardoso, Chico Buarque, João Nogueira, Aracy de Almeida, Nei Lopes, Cyro Monteiro e Walter Alfaiate.

News #164

A música negra brasileira sofreu duas lamentáveis baixas na semana passada com as mortes de Cassiano no dia 7 e do guitarreiro gaúcho Luis Vagner no dia 9. Cantor, compositor e guitarrista paraibano radicado no Rio de Janeiro, Cassiano foi um dos grandes nomes da soul music no país. Pois a trilha sonora desta semana do DJ e produtor musical Dante Longo celebra o talento e o suingue desses cantores e cantoras que imprimiram um sotaque brasileiro à black music ao acrescentar ao gênero norte-americano sabores locais como o samba e a bossa nova.

Além do homenageado Cassiano, a seleção gingada inclui artistas como Toni Tornado, Hyldon, Evinha, Tim Maia, Wilson Simonal, Tony Bizarro, Carlos Dafé, Helio Matheus, Erasmo Carlos, Trio Ternura, Gerson King Combo e Vanusa.

News #163

Já virou tradição aqui: a cada começo de mês, nosso especialista musical Dante Longo prepara uma playlist com o que de mais bacana rolou nos últimos tempos. Passando abril em revista, o DJ e produtor musical garimpou uma rica diversidade de sons, que incluem desde os novos trabalhos de grupos e artistas veteranos como Tom Jones, Peter Frampton, Cheap Trick, Teenage Fanclub, Dinosaur Jr. e Animal Collective, passando por bandas que despontaram recentemente tipo Manchester Orchestra, Son Lux e Greta Van Fleet até chegar a novos nomes como Birdy, PONY, La Femme e Yoshinori Hayashi.

News #162

Se o rock argentino tem uma identidade própria e atingiu um alto nível de qualidade deve isso em boa parte aos trabalhos de Charly Garcíae Luis Alberto Spinetta. A influência desses músicos extrapola em muito as fronteiras do seu país, definindo também a cara do pop hispânico em geral – sendo captada também pelas antenas mais ligadas aqui no Brasil. O DJ e produtor musical Dante Longo selecionou uma abrangente coletânea de temas dos dois ídolos, incluindo suas participações em bandas e projetos como Sui Generis, Almendra, Pescado Rabioso, Porsuigieco, La Máquina de Hacer Pájaros, Serú Girán, Invisible e Spinetta Jade.

News #161

A música instrumental brasileira é tão rica quanto a nossa canção. O produtor musical e DJ Dante Longo propôs um passeio de mais de quatro horas por mais esse tesouro da cultura nacional em uma playlist generosa e variada. A coletânea inclui nomes como A Cor do Som, Raphael Rabello, Paulo Moura, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Moacir Santos, Naná Vasconcelos, Guinga, Yamandu Costa, Victor Assis Brasil, Som Três, Bixiga 70, Arismar do Espírito Santo, Antônio Adolfo e Robertinho do Recife, entre outros.

News #160

No começo da década de 1980, a música pop brasileira assistiu ao florescimento de uma cena vigorosa que renovava o rock nacional reciclando as referências musicais mais modernas que então sacudiam o planeta. Dante Longo fuçou nos LPs da época e selecionou um bom punhado de canções representativas desse efervescente e variado panorama da música jovem nacional. Como sempre, o produtor musical e DJ evitou em sua coletânea as obviedades do repertório de nomes como Barão VermelhoOs Paralamas do SucessoTitãs, RPM, Ira!, Legião Urbana, Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Blitz, Ritchie, Cazuza, Camisa de Vênus e Lulu Santos, entre outros. 

News 159

Nosso incansável pesquisador musical passou na peneira os principais lançamentos de março e montou uma baita seleção de canções novíssimas. A variada seleção de Dante Longo inclui os trabalhos mais recentes de Kings of Leon, Ringo Starr, Lana Del Rey, Harry Connick Jr., Judith Hill, Jane Weaver, Loretta Lynn, Bernice, Barbarossa, Arab Strap, Jon Batiste, New Burns, Real Estate e Sofia Kourtesis, entre muitos outros.

News 158

Dante Longo preparou um repertório “deluxe” para você conhecer um pouco mais do som produzido por jovens cantores, cantoras e cantorxs que trazem em seu trabalho questões de sexualidade e identidade de gênero com doses iguais de contundência discursiva e talento artístico. A compilação reúne músicas de Filipe Catto, Almério, Mahmundi, As Baías, Johnny Hooker, Linn da Quebrada, Ekena, Jaloo, Madblush, Bemti, Caio Prado, Josyara e Liniker e os Caramelows, entre outres.

News 157

Depois de viajarmos ao som de ídolos da música negra dos Estados Unidos como Bill Withers, Curtis Mayfield, Marvin Gaye e Stevie Wonder, chegou a vez de escutarmos as maravilhosas cantoras norte-americanas. Dante Longo montou um repertório matador de temas interpretados por Aretha Franklin, Candi Stanton, Diana Ross, Dionne Warwick, Etta James, Nina Simone e Roberta Flack. Cada qual com um estilo próprio – mas todas donas de vozes poderosas e personalidades marcantes.

News 156

Impossível ficar parado quando a soul music invade nosso corpo. Dante Longo destacou na trilha sonora desta semana um grupo de artistas que sintetiza o que de melhor a black music dos EUA produziu nos anos 1960 e 1970, preparando uma seleção matadora de quase quatro horas e meia de duração. A compilação reúne apenas intérpretes homens – na semana que vem, será a vez das divas do soul. Espalhe o talco no parquê da sala pra deslizar legal e dance ao som dos sete homens de ouro.

News 155

O produtor musical e DJ Dante Longo passou a limpo o que fevereiro trouxe de novidades sonoras legais. A playlist desta semana está tri variada, reunindo o que de mais bacana foi lançado na música internacional no último mês em uma seleção de três horas e meia de duração. Dá pra curtir tanto os recentes trabalhos de gente consagrada como Foo Fighters, Nick Cave, Mogwai, Tindersticks, The Weeknd e Cabaret Voltaire quanto os de novatos como Adrian Younge, Altin Gün, Lael Neale, Wild Pink, Brijean e The Weather Station.

News 154

Na metade de fevereiro, Gal Costa lançou o disco Nenhuma Dor, em que registra duetos com artistas como Rodrigo Amarante, Seu Jorge, Criolo, Rubel, Tim Bernardes, António Zambujo e Jorge Drexler. O projeto comemora os 75 anos da intérprete baiana, completados em setembro passado. Pois o Dante Longo também entrou nessa festa e preparou pra gente uma playlist com sucessos e joias escondidas da carreira de quase seis décadas de uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos.

News 153

O hard rock é uma das paixões de juventude do nosso dejota Dante Longo. Assim, foi faceiro que nem pinto no lixo que o produtor musical e DJ preparou a trilha sonora desta semana, misturando medalhões com novas bandas que mantêm acesa a chama do rock pesado. O setlist reúne AC/DC, Wolfmother, Faster Pussycat, Slash, Judas Priest, Joan Jett & The Blackhearts, Airbourne, Kiss, Mötley Crüe, The Darkness, Quiet Riot, The Cult, Iggy Pop e Fastway, entre outros cabeludos.

News 152

Listas de preferências são pessoais e subjetivas por definição. Dante Longo montou uma playlist de música gaúcha que reflete tanto seus gostos próprios como lembra dezenas de nomes de destaque na cena sulista nos últimos 50 anos. A inspiração foi o projeto do livro 100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho, mas nosso dejota extrapolou a moldura do pop rock e incluiu artistas e bandas de outros estilos. Tem de um tudo: de Bixo da Seda e Liverpool a Supervão e Tagua Tagua, de Nei Lisboa e Vitor Ramil a Ian Ramil e Apanhador Só, Luciana Pestano e Deluce, Biba Meira e Bebeto Alves, Engenheiros do Hawaii e Nenhum de Nós, Tom Bloch e Cachorro Grande. Vamos nessa? Embarque na maratona de quase oito horas do som do Sul.

News 151

Uma das predileções musicais de Dante Longo é o folk britânico. Manancial onde bebem grandes nomes do pop e do rock em inglês, além de influência para artistas das mais diversas culturas, a música de raiz folclórica do Reino Unido é uma inesgotável fonte de beleza. Para a playlist desta edição, nosso folkófilo escolheu canções de diletos representantes dessa riqueza sonora, como Jethro TullCat StevensNick DrakeThe Incredible String BandBert JantschSandy DennyFairport ConventionDonovanPentangle e Anne Briggs, entre outros nomes. Pronto para esse passeio bucólico? Então gira a manivela do gramofone folk!

News 150

A partir desta edição, sempre no começo de cada mês Dante Longo vai preparar pra gente uma seleção com novidades lançadas nos 30 dias anteriores. A seleção de janeiro destaca sonzeiras que vão do soul ao rock psicodélico, passando pelo indie pop, pelo folk moderno e pela música eletrônica – assinados tanto por nomes conhecidos como WeezerAni DiFrancoSteven Wilson e Clap Your Hands Say Yeah quanto por gratas surpresas do tipo Lia IcesGoat GirlSweet Trip e Tamar Aphek. Faça seu reload musical!

News 149

Aclamado mundialmente como um dos maiores mestres da música de todos os tempos, Tom Jobim deixou uma extensa obra, cuja qualidade e importância seguem crescendo com o passar do tempo. É tanta pedra preciosa que chega a ser até difícil fazer algum garimpo. Pois Dante Longo colocou os óculos escuros para não cegar com tanto brilho e catou um bom punhado de gemas do compositor.
Além de composições próprias, interpretadas por Tom e companheiros de geração, a playlist inclui ainda músicas de artistas que também surfaram na wave bossa-novista. Preste atenção que o repertório alterna canções com temas instrumentais, ressaltando assim o genial melodista e arranjador que foi Tom Jobim. Então chega de saudade e aperta logo o play!

News 148

Tornou-se quase um lugar-comum qualificar David Bowie de “camaleão do rock”. Além de desgastada, a definição é imprecisa: ainda que o músico inglês efetivamente possuísse uma incomum capacidade de adaptar-se a diferentes influências artísticas ao seu redor, é tão mais verdade que Bowie também difundiu sonoridades e tendências próprias, que acabaram por moldar o mundo pop a sua maneira.

Para celebrar o legado desse artista único, Dante Longo montou uma trilha sonora especialíssima, destacando músicas que mostram o lado mais inventivo de Bowie em suas diversas fases. “Playlist do Bowie é como escolher jogadores tendo o elenco do Barcelona, qualquer um faz. Logo, fiz um apanhado de coisas que não são as mais óbvias”, justifica o produtor musical e DJ.

Coloque seus sapatos vermelhos e fique de Bowie.

News 147

Se tem uma coisa que o Brasil pode se orgulhar sempre é a música: ninguém no mundo nos bate nesse quesito. Nosso garimpeiro sonoro Dante Longo preparou uma seleção de canções lançadas em 2020 que comprovam o vigor da produção musical brasileira. A riqueza, variedade e qualidade da nossa música é de uma exuberância empolgante – e a playlist do Dante lança uma luz especial na renovação trazida pelos talentosos e vigorosos jovens.

News 146

Na primeira retrospectiva sonora daquele-ano-que-já-foi-tarde, Dante Longo preparou uma compilação de ótimas novidades surgidas na música internacional recentemente. Como na seleção que fez anteriormente de rock latino, quando contou com a ajuda do empresário Thiago Piccoli, o Titi – produtor artístico do cantautor Rubel –, nosso DJ também buscou uma fonte de respeito para assessorá-lo nessa garimpagem: a lista de melhores do ano da revista inglesa Uncut. O resultado é uma irresistível playlist de mais de quatro horas de duração que mescla medalhões e novatos, música para dançar e som para relaxar, eletrônicos e (semi)acústicos, clássicos e modernos. Dá o play e boa festa!

News 144

O rock progressivo é o mote da seleção musical desta semana especialmente preparada por Dante Longo. Progger desde os tempos em que era cabeludo, o produtor musical e DJ criou uma playlist que é uma pedra filosofal para quem curte viajar a bordo de longas canções repletas de climas instrumentais virtuosísticos. A variada seleção de quase cinco horas inclui nomes incontornáveis do gênero como as bandas britânicas Genesis, Yes, King Crimson, Pink Floyd, Renaissance, Curved Air e Jethro Tull, sem esquecer de nobres representantes do estilo de outras paragens – caso dos italianos Premiata Forneria Marconi e Banco del Mutuo Soccorso, dos argentinos Serú Girán e La Máquina de Hacer Pájaros, dos holandeses Focus, dos alemães Triumvirat e dos brasileiros O Terço, Sagrado Coração da Terra e Bacamarte.

News 143

A playlist montada por Dante Longo lança um olhar para artistas de talento e inventividade admiráveis, mas que, por razões diversas, às vezes são citados apenas como notas de rodapé na história da música brasileira. O produtor musical e DJ driblou o óbvio e buscou em geral na sua seleção canções escondidas de inconformistas como Jards Macalé, Itamar Assumpção, Tetê Espíndola, Walter Franco, Sonia Santos, Arthur Verocai, Cátia de França, Jorge Mautner, Arnaldo Baptista, Marlui Miranda, Marcos Valle, Tom Zé, Taiguara, Rosinha de Valença, Zé Rodrix, Raul SeixasAperta o play e curta os benditos malditos!

News #142

Vamos cometer uma inconfidência aqui: Dante Longo queria ser Austin Powers. O flamboyant agente dos anos 1960 que é descongelado três décadas depois e segue vivendo como se estivesse em plena Swinging London, hilariante encarnação no cinema do ator e humorista Mike Myers, poderia perfeitamente ser a identidade secreta do produtor musical e DJ. É só escutar a shaggadelic seleção musical que o Dante fez pra gente de temas sensacionais do pop e rock sessentista para perceber que o cara tem o mojo. São cinco horas de canções de bandas e artistas como David Bowie, The Kinks, Donovan, Traffic, The Zombies, The Animals, Bob Dylan, Cream, Nancy Sinatra, Jefferson Airplane, Love, The Who, The Byrds, Beatles, Stones

News #141

Patrimônio artístico e cultural do Brasil, carioca de nascimento mas mineiro de coração, Milton Nascimento é o tema desta semana da playlist de Dante Longo. O produtor musical e DJ compilou três horas de temas do cantor e compositor, que testemunham o talento musical excepcional de um dos criadores do mítico Clube da Esquina e artista reverenciado por músicos do mundo inteiro e dos mais variados gêneros – do popular ao erudito, passando especialmente pelo jazz. Boa viagem ao som de Miltons!

News #140

A música negra é uma das paixões de Dante Longo, que se esbaldou na playlist desta semana. Embalado no mote do Dia da Consciência Negra, o produtor musical e DJ se impôs a deliciosa tarefa de selecionar mais de quatro horas e meia de boa música black. O resultado é uma coletânea fina e eclética, com destaque para o soul e o r&b feito por artistas brasileiros e estrangeiros como Wilson Simonal, Isaac Hayes, Curtis Mayfield, Luiz Melodia, Eliana Pittman, Nina Simone, Betty Wright, Tim Maia, Dom Salvador, Smokey Robinson, Elza Soares e Marvin Gaye, entre muitos outros.

News #139

Dante Longo nos convida a passear pela nova cena internacional do soul na playlist da semana. São cantores e cantoras, bandas e compositores que estão revitalizando a música pop negra com influências de sonoridades contemporâneas – sem deixar de lado o suingue e o sabor vintage dos clássicos do gênero nos anos 1960 e 1970. É só clicar aqui e começar a festa!

News #138

A trilha sonora da semana visita uma das tendências da música pop dos anos 1970 cuja influência ecoa até hoje: o glam rock. Dante Longo pinçou joias de artistas e bandas como Roxy Music, Mott the Hoople, David Bowie, T. Rex, Lou Reed, Suzi Quatro, Queen, New York Dolls e outros nomes que espalharam glitter e talento na música pop há cinco décadas. Uma maravilha de seleção irresistivelmente dançante. Aperta a play e te joga no glamour!

News #137

Como o feriadão está chegando aí, a pedida é se jogar na seleção musical que Dante Longo criou especialmente pra gente. O produtor musical e DJ montou um repertório de temas de climão chill out que convida você a viajar por mais de quatro horas ao som de artistas e bandas como AirZero 7MozezBentDarkelCharlotte GainsbourgPortisheadMassive Attack e Groove Armada. Mais cool impossível.

News #136

Apesar da qualidade indiscutível, a música latino-americana atual não é muito escutada aqui no país. Mas nem sempre foi assim: já se cantou – e bailou – muito ao som da língua espanhola no Brasil. Dante Longo é daqueles que nunca deixou de acompanhar essa criação sonora nos países vizinhos – e, para a playlist desta semana, o produtor musical e DJ selecionou 50 nomes latino-americanos. São quase todos artistas contemporâneos, à exceção de uma ou outra pérola do passado – como Elia y Elizabeth, dupla colombiana da década de 1970. Um primor de garimpo.

News #135

John Lennon (1940 – 1980) partiu muito cedo, com apenas 40 anos. Para lembrar a arte de um dos gigantes da música popular de todos os tempos, que teria feito 80 anos no dia 9 de outubro se este mundo fosse justo, nosso especialista Dante Longo montou um repertório primoroso. O produtor musical e DJ selecionou tanto canções dos Beatles identificadas com a voz e o estilo do compositor e cantor quanto temas da carreira solo do músico inglês, hits incontornáveis e lados B pouco conhecidos. Um panorama da obra desse gênio incomparável. Aperte o play e boa viagem.

News #134

Etiópia, Nigéria, África do Sul, Zâmbia, Camarões, Gâmbia, Zimbábue, Gana. Dante Longo garimpou músicas de artistas desses e de outros países africanos para montar uma playlist eclética e rica em sonoridades. O repertório reúne temas gravados desde a década de 1960 que registram a potência artística do encontro de diversos gêneros do pop ocidental com as influências e os sotaques das muitas tradições musicais locais. O DJ e produtor musical selecionou temas tanto de artistas mundialmente conhecidos como os nigerianos Fela Kuti e King Sunny Adé quanto de nomes pouco divulgados fora de seus países de origem. Dê o play e tente não dançar.

News #133

Para celebrar as três décadas de Os Bons Companheiros (1990), nosso garimpeiro musical Dante Longo preparou uma playlist com o clima retrô desse clássico do cinema moderno. Além das canções que fazem parte da trilha sonora do filme de Martin Scorsese, o produtor musical e DJ selecionou temas dos anos 1950 e 1960 que dialogam com o universo de clubes noturnos e restaurantes suspeitos onde circulam os personagens. O repertório inclui harmoniosos grupos vocais de doo-wop, sucessos da canção romântica norte-americana, blues, soul, R&B e rock sessentista, canções napolitanas – não existe filme de mafioso sem um tenor se esganiçando na vitrola, né? Aperta então o play na jukebox e viaja no som, capisce?

News #132

Dante Longo é fissurado em black music. Por isso, em homenagem ao mestre Gerson King Combo, nome fundamental do soul e do funk aqui no país que morreu na última terça-feira, o produtor e DJ preparou uma playlist pra ninguém ficar parado. Impossível não embarcar no funky train que reúne petardos dançantes dos anos 1960 e 1970. Espalha então o talco no assoalho e dance, dance, dance!

News #131 (por Lígia Petrucci)

A coordenadora do projeto Unimúsica, Lígia Petrucci, preparou a trilha sonora desta edição reunindo algumas das instrumentistas que integram o festival, intitulado Forrobodó: Quando Elas Tocam. Alzira E, Clarice Assad, Joana Queiroz, Josyara, Léa Freire, Lívia Mattos, Maria Beraldo Simone Sou são alguns dos nomes dessa playlist especial.

News #130

A trilha sonora especialmente preparada por Dante Longo faz um belo apanhado da produção musical brasileira recente. A seleção bacana inclui artistas que estão despontando e foram incluídos no projeto Agulha.r, como Josyara, Juliano Guerra, Negro Léo, Ana Frango Elétrico, Saskia e Zudizilla, e nomes que não podem ficar de fora quando se fala da música de hoje no país – tipo Baco Exu do Blues, Carne Doce, Tagua Tagua, Tim Bernardes, Dingo Bells, Tagore, Curumin e Letrux.

News #129

Dante Longo reuniu dois maravilhosos trovadores modernos ingleses. Nick Drake e Kevin Ayers não são exatamente populares, apesar de serem adorados por outros músicos e por quem gosta de melodias cativantes. Em comum, Drake, um dos maiores nomes do folk britânico de todos os tempos, e Ayers, um dos fundadores da cultuada banda de jazz-rock psicodélico Soft Machine, tinham o talento especial para compor temas elegantes e envolventes e a voz suave matizada por um travo de melancolia

News #128

A playlist da News #128 convida você a passear pelo melhor da música brasileira entre os anos 1960 e 1980 com a condução de algumas das maiores vozes femininas do país. Dante Longo reuniu uma multicolorida coleção de gemas musicais garimpada nos repertórios de intérpretes maiúsculas como Gal Costa, Elza Soares, Elis Regina, Clementina de Jesus, Maria Bethânia, Clara Nunes, Sandra de Sá, Beth Carvalho, Alcione e Joyce, entre outras divas. 

News #127

News #126

News #125

News #124

News #123

News #122

News #121

News #120

News #119

News #118

News #117

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?