Quem Somos

Matinal
Porto para quem se importa

Somos a Matinal, uma plataforma de jornalismo e cultura em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Nós nos importamos com Porto Alegre e acreditamos no jornalismo local e na força da comunidade. Acreditamos na democracia e na cidadania. Por isso, fazemos jornalismo independente e digital.

Nosso propósito é transformar a cidade em um lugar mais interessante e justo para se viver. Quem nos acompanha, recebe informações úteis para a vida cotidiana e interessantes para a vida cultural. Quem nos acompanha, combate a desinformação junto com a gente.

A Matinal surgiu em 2019 da união entre a Matinal News (uma newsletter diária com curadoria das principais notícias e reportagens investigativas exclusivas sobre Porto Alegre e RS), a revista digital Parêntese (fundada pelo professor Luís Augusto Fischer e focada em entrevistas, ensaios, resenhas e crônicas) e o site rogerlerina.com (editado pelo jornalista Roger Lerina, com notícias de arte e cultura, artigos, críticas e uma apurada agenda cultural de Porto Alegre e região).

Os veículos da Matinal produzem e entregam, via newsletters para assinantes, conteúdos locais exclusivos sobre desenvolvimento social e urbano, meio ambiente, política, cultura e identidade, com contexto, equilíbrio e independência para oferecer uma abordagem crítica dos fatos.

Hoje, a Matinal conta com uma equipe de 20 profissionais, entre editores, repórteres, designer e social media, além de um time de colaboradores que produzem textos, ensaios, fotografias, desenhos e reportagens com temas e visões que outros canais de informação não abordam.

A Matinal é membro da Ajor – Associação de Jornalismo Digital.

Nossas newsletters

Matinal News
De segunda a sexta, com tudo o que importa em Porto Alegre: reportagens investigativas exclusivas e a melhor curadoria de notícias da cidade.

Juremir Machado da Silva
Exclusiva para apoiadores e apoiadoras – Todas as terças, com artigos de opinião e indicação de outros conteúdos. Todos os dias, Juremir também publica uma coluna na Matinal News.

Roger Lerina
Exclusiva para apoiadores e apoiadoras – Todas as quintas, com notícias de arte e cultura, artigos, críticas e a melhor agenda cultural de Porto Alegre e região.

Revista Parêntese
Exclusiva para apoiadores e apoiadoras – Todos os sábados, editada pelo professor Luís Augusto Fischer e pela Luísa Kiefer, focada em entrevistas, ensaios, resenhas e crônicas. No primeiro sábado de cada mês, uma edição mensal temática norteada por uma pergunta.

Nosso manifesto

Nossos valores

Comunidade
Valorizamos o senso de pertencimento e o saber conjunto e compartilhado

Conexão
Valorizamos o nosso relacionamento com os nossos públicos

Impacto
Valorizamos um jornalismo que mexe na vida das pessoas em diversas escalas

Transparência
Valorizamos processos e propósitos transparentes

Diversidade
Valorizamos um mundo plural, diverso, amplamente representado e justo

Independência
Valorizamos o jornalismo independente, sem amarras comerciais ou políticas

Premiações e financiamentos

A Matinal acumula reconhecimentos importantes e figura entre os veículos locais mais premiados do Rio Grande do Sul.

Em 2022, a Matinal foi o único veículo do estado a participar do programa Acelerando a Transformação Digital, promovido pelo International Center for Journalists (ICFJ) e pela Meta, com a parceria da Associação de Jornalismo Digital (Ajor). Voltado para startups e iniciativas digitais de notícias, o programa selecionou 15 mídias brasileiras para receberem financiamento de até US$ 15 mil para desenvolver um projeto, produto ou implementar melhorias na organização. Os recursos destinados ao Matinal foram integralmente revertidos para a cobertura das Eleições 2022 e a criação da plataforma euvotoporque.com.br.

Matinal também foi contemplada no programa Desafio de Inovação da América Latina 2022 do Google News Initiative e recebeu recursos para desenvolver a plataforma Pipa, que visa combater os desertos de notícias no RS.

Ainda em 2022, a editora-chefe Marcela Donini recebeu a Comenda Guilhermino Cesar do Ministério Público de Contas do Rio Grande do Sul (MPC-RS) pela Liberdade de Expressão, o repórter Juan Ortiz obteve o terceiro lugar no Prêmio CORECON-RS categoria Mídia Digital e o colunista Juremir Machado ficou em primeiro lugar no 64º Prêmio ARI-Banrisul de Jornalismo, na categoria Crônica.

Em 2021, obteve o segundo lugar no prêmio International Center for Journalists (ICFJ) de reportagens sobre a pandemia, na categoria Transparência, Crime e Corrupção. Ficou em primeiro lugar no 3º Prêmio Livre.jor de Jornalismo Mosca 2021 e ganhou o Prêmio CAU/RS 2021, na categoria Imprensa – pessoa jurídica. Obteve também o primeiro lugar no 8º Prêmio ADPERGS de Jornalismo, na categoria Internet e Mídias Sociais. No 63º Prêmio ARI-Banrisul de Jornalismo ganhou o primeiro lugar na categoria Reportagem Cultural, e 1º e 2º lugares na categoria Webjornalismo, além de uma Menção Honrosa.

Em 2020, a Matinal conquistou a Menção Honrosa no 37º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo 2020, além do segundo lugar na categoria Web e do Troféu Antônio Gonzalez de Contribuição à Comunicação Social, ambos no 62º Prêmio ARI-Banrisul de Jornalismo. Nesse mesmo ano, a Matinal recebeu também os necessários incentivos do Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo do Google News Initiative e do Fundo de resposta rápida ao impacto do COVID-19, oferecido pela Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil e pela USBEA.

Outros projetos

Pé no Chão
Sempre de olho nas demandas da população de Porto Alegre, a Matinal lançou o projeto “Pé no chão: jornalismo investigativo local pautado com a comunidade”. O foco é criar uma interlocução direta com diferentes comunidades da capital e aumentar o impacto do jornalismo local.

Pela segunda vez, a Matinal foi uma das selecionadas no programa Acelerando Negócios Digitais, promovido pelo Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês) e pela Meta, no final de junho. Com duração de cinco meses e uma bolsa de 15 mil dólares, a equipe de reportagem e de redes sociais foi ampliada para contemplar a iniciativa.

O Pé no Chão funciona através do WhatsApp Comunidades. O novo recurso do aplicativo de mensagens permite a criação de diferentes canais em um único grupo.

A partir da criação desses grupos na plataforma, pessoas de diferentes regiões poderão enviar sugestões de pautas ao núcleo investigativo do Matinal. O intuito é criar uma relação de troca, fortalecendo o contato com a população e criando um espaço de diálogo sobre os temas importantes da cidade.

Nossa equipe

Diretor de Produto e Negócios
Filipe Speck – [email protected]

Diretora de Jornalismo e Conteúdo
Silvia Lisboa – [email protected]

Conselho gestor
Adriana Martorano
Alexandre Santi
Filipe Speck
Luís Augusto Fischer
Roger Lerina
Sílvia Lisboa

Gerente de Parcerias
Contato para anúncios – [email protected]

Gerente de Marketing
João Munhoz – [email protected]

Operações e Financeiro
Déborah Salves – [email protected]
Thainá Coimbra – [email protected]
Contato para financeiro – [email protected]

Atendimento a assinantes
Nathália Lemons – [email protected]
Contato para atendimento – [email protected]

Redação
Editora-chefe: Marcela Donini – [email protected]

Matinal News
Fundadores: Filipe Speck, Tiago Medina e Paulo Serpa
Editor-executivo: Tiago Medina – [email protected]
Colunistas: Juremir Machado – [email protected]
Nando Gross – [email protected]
Nanni Rios

Pé no Chão
Repórteres: Pedro Nakamura – [email protected]
Gregório Mascarenhas – [email protected]

Parêntese
Contato: [email protected]
Fundador e editor-executivo: Luís Augusto Fischer – [email protected]
Editores: Luísa Kiefer | [email protected]
Ricardo Romanoff

Roger Lerina
Fundador: Roger Lerina
Editores / repórteres: Roger Lerina | Ricardo Romanoff – [email protected]
Repórter: Geovana Benites – [email protected]
Contato para agenda – [email protected]

Redes Sociais
Editora de redes sociais e comunidades: Tatiana Reckziegel – [email protected]

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.