Música | Notas

Podcast “#MomentosMusicais” conta história das canções brasileiras

Change Size Text
Podcast “#MomentosMusicais” conta história das canções brasileiras Foto: André Castro/Divulgação

Criado e produzido por Camila de Ávila, que é produtora editorial, jornalista especializada em história da cultura e da arte, o #MomentosMusicais já contou a história de mais de 160 canções nas redes sociais e no youtube. Agora, o projeto evoluiu para o formato de podcast e pode ser ouvido nas principais plataformas de streaming. A cada quarta-feira, um novo episódio.

O formato do podcast segue primeiro com a apresentação dos compositores, em seguida, dos intérpretes, e depois, da história da canção. Ao fim de cada episódio, Camila, que também é cantora com um disco e um EP lançados, interpreta, à capela, a canção tema do podcast. O programa apresenta curiosidades e informações acerca da canção e sempre é feito um resgate do período em que a música escolhida foi gravada, dessa forma, também é explicado um pouco da história do Brasil e do cenário no qual a canção foi produzida e gravada. 

“Entendo que a música brasileira é um importante objeto da construção da identidade nacional. Quando não se pôde falar, durante a ditadura militar, por exemplo, foi a música que externou as ideias e sentimentos das pessoas”, explica a jornalista.

As canções, escolhidas de forma aleatória, são sempre de artistas relevantes na história da música brasileira sem preconceito de gênero e origem da canção. Desde o início do projeto, em fevereiro de 2017, já foram contadas histórias de mais de 50 canções que vão do samba, passando pela bossa, forró e balada. 

Atualmente, além do podcast, o #MomentosMusicais conta com página no Facebook e no Instagram, onde, a cada semana, é inserida a história de uma nova canção. Escute #MomentosMusicais no Spotify e na Deezer.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?