Música | Notas

Rashid transforma revolta em formas de rima em “Diário de Bordo 6”

Change Size Text
Rashid transforma revolta em formas de rima em “Diário de Bordo 6” "Diário de Bordo 6"/Reprodução

Rashid lança a faixa Diário de Bordo 6 com participação de Chico César. O lançamento marca a retomada da série de sons longos, sem refrão e sem papas na língua iniciada pelo rapper paulistano em 2010 e, teoricamente, encerrada em 2015 (com o volume 5). 

Por mais que a série sempre tenha feito sucesso com o seu público, o artista entendeu o número cinco como um ato conclusivo. Ele não esperava, contudo, pelo plot twist que o cenário social, econômico, político e sanitário do Brasil passaria — elementos que foram fundamentais para que Rashid resgatasse o formato. 

Assim como os demais Diário de Bordo, este novo também teve produção e beats do DJ Caique, mas, pela primeira vez, Rashid contou com uma participação especial, a Chico César. A música já está disponível nos aplicativos de streaming e também ganhou um videoclipe no canal de YouTube.

“Eu nunca quis retomar a série Diário de Bordo. Só que eu não me lembro de ter vivido um período tão conturbado no país desde que tenho consciência de mim mesmo e da sociedade. É impossível, eu, artista que se compromete a espelhar a realidade em sua arte, não trazer tudo isso à tona”, afirma Rashid, que tece reflexões sobre temas diversos — de vacina e negacionismo a racismo e política, ao longo dos mais de cinco minutos de música. 

Dirigido por Levi Riera, o registro audiovisual reforça a ideia de como a realidade e as tristes notícias invadem a casa do povo brasileiro de forma nociva, algo que é potencializado pela pandemia, mexendo com a saúde mental e a estrutura da sociedade.

A raiva foi a faísca para o surgimento de Diário de Bordo 6. Mas Rashid garante que escreve com um ferrão de abelha em busca de dias melhores. “Ninguém quer permanecer na raiva ou na revolta, elas são apenas a fagulha. A mudança e a revolução são o incêndio. O que nós queremos está depois disso”, reflete Rashid. “Quando essas injustiças tiverem sido varridas por esse incêndio, pela reparação histórica, pelas ações afirmativas e pelo bom senso, aí faremos canções que relatam a mudança e que celebrem a paz”, finaliza.

Assista ao videoclipe de Diário de Bordo 6 aqui e escute a faixa nas principais plataformas de streaming.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?