Agenda | Dança | Música

Pâmela Amaro recebe Marcia Cunha e Luciana Carvalho na live “No Avesso do Samba”

Change Size Text
Pâmela Amaro recebe Marcia Cunha e Luciana Carvalho na live “No Avesso do Samba” Foto: Luis Ferreirah/Divulgação

Nesta quinta-feira (13/5), data marcada historicamente pela Abolição da Escravatura, às 21h, a sambista Pâmela Amaro conversa com Márcia Cunha e Luciana Carvalho, lideranças do grupo Jongo Mistura da Raça (SP),  para conversar sobre a tradição do jongo e da dança de louvação à ancestralidade africana. A transmissão será pelo Instagram @pamela__amaro.

No Avesso do Samba são lives de bate-papo em que a sambista Pâmela Amaro convida mulheres que são lideranças e referências dentro do universo da música, em diversas áreas como nas culturas populares, na produção musical, na pesquisa e na criação artística. Estes encontros “ao vivo” têm por objetivo enriquecer o processo criativo do disco Samba às Avessas, primeiro álbum autoral da cantora e compositora que tem patrocínio da Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo (LIC). 

As lives ocorrem no Instagram da artista nos dia 13 de cada mês, em alusão ao 13 de abril, Dia da Sambista, data de aniversário de Dona Yvonne Lara, e também da sambista gaúcha Zilah Machado, homenageando mulheres no samba. A primeira live contou com as presenças da jornalista e produtora cultural Silvia Abreu e da sambista carioca Nilze Carvalho contando sobre suas experiências artísticas.

A ideia de um samba às avessas trazida no contexto do novo disco consiste em (re)conhecer o samba a partir das narrativas trazidas pelo olhar das mulheres. O avesso é olhar pelo lado da matriarcalidade, significa ver pelo lado de dentro, ir a fundo à busca de mostrar o ponto que não se vê. Sendo assim, a cada dia 13, ela convida o público a conhecer trajetórias de mulheres que merecem ser cada vez mais valorizadas e reverenciadas pelos papéis que desenvolvem nas suas comunidades.

Grupo de Jongo Mistura da Raça

O Grupo de Jongo Mistura da Raça fomenta a cultura Afro-brasileira em São José dos Campos, há 19 anos, difundindo elementos socioculturais à população em vivências de transmissão e construção de conhecimento e rodas de jongo envolvendo fundamentos, tradições, toques de tambor, pontos e danças cultivados pela comunidade. Idealizou o Ponto de Cultura Jongo Mistura da Raça, espaço físico localizado no bairro Jardim Coqueiro, Zona Leste de São José, onde, além das atividades ligadas ao jongo, Consciência Negra e festas populares, oferece à população oficinas culturais, apresentações artísticas e ações socioeducativas.

quinta-feira, 13 a 13 de maio de 2021 | 21h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?