Agenda | Moda

Equipe da série “Tramas da Moda” participa de evento do curso de Moda da Universidade Feevale

Change Size Text
Equipe da série “Tramas da Moda” participa de evento do curso de Moda da Universidade Feevale Museu Nacional do Calçado. Foto: Universidade Feevale/Divulgação

A equipe da série documental Tramas da Moda participará do Debates Universitários, evento do curso de Moda da Universidade Feevale que acontecerá na próxima terça-feira (22/6), às 10h30. Gratuita e aberta à comunidade, a atividade será realizada no formato virtual e abordará a identidade entrelaçada na moda, na cultura e na indústria criativa. Para participar, basta acessar aqui

Estarão presentes no debate os organizadores do Tramas da Moda – a CEO e founder da Okna Produções, Aletéia Selonk, e o diretor do documentário, Pedro Zimmermann –, além da diretora do Museu Nacional do Calçado, Ida Helena Thön, e da criadora da marca Sapato sem Nome, Danielle Silva. A mediação será da professora Renata Fratton Noronha.     

Sobre a série 

Tramas da Moda é uma série documental que retrata a relação entre a moda e a identidade cultural de cinco regiões do Rio Grande do Sul que se fazem presentes nas criações de estilistas, designers e arranjos produtivos locais. É um olhar de resgate e valorização das riquezas e da individualidade de cada região a partir de suas vocações tramadas através de expressões artísticas. Organizada em cinco episódios de 26 minutos, a série é dirigida por Pedro Zimmermann, produzida por Aletéia Selonk e foi realizada com recursos da Lei Aldir Blanc. 

O quarto episódio mostra Novo Hamburgo, que é conhecida como a Capital Nacional do Calçado. Dentre os arranjos produtivos locais ligados à moda gaúcha, o mais importante economicamente é o do Vale do Sinos, com sua indústria coureiro-calçadista alcançando mercados no Brasil e no exterior. 

Na série, a diretora do Museu Nacional do Calçado (MNC), Ida Helena Thön, conta que a força dessa vocação remonta a 1898, quando o artesão Pedro Adams Filho instalou a primeira fábrica de calçados na região, que cresceu e prosperou com toda economia local dedicada a esse setor. O impacto da globalização provocou uma grande transformação, levando a indústria local a enfrentar desafios que têm sido vencidos a partir da tradição e expertise históricas, unidas a uma forte renovação alicerçada no talento de jovens designers, que criam calçados únicos e inovadores, levando a região a um novo ciclo de crescimento. 

O episódio, que também conta com a participação da professora Renata Fratton Noronha, do curso de Moda da Universidade Feevale, é encerrado por um fashion film, que apresenta as múltiplas criações artísticas locais. A série documental já está disponível na plataforma Box Play.

terça-feira, 22 a 22 de junho de 2021 | 10h30

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?