Agenda | Artes Visuais | Educação | Notas

Projeto para formação na área cultural abre inscrições para primeiro ciclo de aulas

Change Size Text
Projeto para formação na área cultural abre inscrições para primeiro ciclo de aulas Jaqueline Beltrame. Foto: Divulgação

Um ambiente para promover o compartilhamento de conhecimento através de cursos, conteúdos e divulgação de projetos, espaços culturais, artistas e agentes da cultura. O Plataforma é uma criação da produtora e da curadora Jaqueline Beltrame, a partir de um desejo de interlocução com profissionais da cultura, compartilhamento de conhecimento e informação, e o cruzamento entre as artes. 

As inscrições gratuitas do primeiro Ciclo de Aulas Plataforma estão abertas até 20 de julho, com conteúdo focado nas artes visuais. Para a formação do grupo de ministrantes Jaqueline contou com a colaboração de Gabriela Motta e na produção do projeto com Nicole Quines. 

Planejado como uma atividade de formação online, o primeiro ciclo de aulas contempla todas as etapas de uma exposição de grande porte, passando pela curadoria, produção artística, ação educativa, expografia, produção executiva e também aspectos do mercado no qual se insere, abordando questões de direitos autorais, mercado de arte e gestão de espaços independentes, que serão os temas dos 11 encontros do ciclo.

O Ciclo foi pensado para instrumentalizar artistas, curadores, produtores, gestores, advogados, educadores e pesquisadores interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre esses campos. 

Integram a lista de ministrantes a curadora, crítica e pesquisadora em artes visuais Gabriela Motta, o curador e pesquisador em arte contemporânea Bernardo José de Souza, a artista, curadora e pesquisadora Mônica Hoff, o arquiteto e urbanista Tiago Guimarães, o artista visual Rommulo Vieira da Conceição, a educadora e pesquisadora Gleyce Kelly Heitor, a artista visual e performer Andressa Cantergiani, a gestora cultural, professora e pesquisadora Ana Letícia Fialho, a advogada atuante na área do direito de entretenimento, direito autoral e propriedade intelectual Patrícia Goulart, e Jaqueline, graduada em Artes Plásticas pela UFRGS, uma das sócias fundadoras, Diretora, Coordenadora de Produção e Curadora do Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira. 

Os encontros ocorrem a partir de 2 de agosto via Zoom. As inscrições, abertas até 20 de julho, através de preenchimento de formulário, contam com 30 vagas, sendo no mínimo 10 reservadas para pessoas negras, indígenas, trans, com visto humanitário/refugiados, em situação de vulnerabilidade social e idosas. A seleção irá considerar texto de interesse, o qual será enviado no formulário de inscrição. Embora as aulas sejam online, este primeiro Ciclo de Aulas, gratuito, será destinado a residentes do Rio Grande do Sul. Esta oferta justifica-se uma vez que os recursos para realização do mesmo são provenientes do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/2020, realizado no RS.

Encerrando a programação de lançamento, uma Aula Aberta de Produção Executiva de Exposições, ministrada por Jaqueline e contará com Tradução Simultânea em LIBRAS (data e inscrições serão divulgadas em  breve). O conteúdo também será disponibilizado em áudio em formato podcast, podendo ser acessado pelo site do projeto, ampliando a acessibilidade do conteúdo. 

Além de promover cursos, o Plataforma tem uma área destinada ao compartilhamento de conteúdos online como textos críticos, outras plataformas de arte, projetos culturais e bibliografia dos cursos que promove, em permanente atualização. Após a conclusão do primeiro ciclo, outras opções de atividades serão divulgadas no site

Serviço

Primeiro Ciclo de Aulas Plataforma
Inscrições: de 6 julho a 20 julho
Informe aos selecionados: 23 julho
Ciclo de Aulas: de 2 agosto a 3 setembro, segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h30

02/08 – Aula Curadoria em artes visuais – conexões entre crítica, estética e política, ministrada por Gabriela Motta
04/08 – Aula Pensamento curatorial contemporâneo: relações políticas entre os corpos, o espaço e o tempo, ministrada por Bernardo José de Souza
09/08 – Aula Curadoria > Curadoria Educativa > Educação: uma relação em construção, ministrada por Mônica Hoff
11/08 – Aula Desenho de exposição como negociação, ministrada por Tiago Guimarães
16/08 – Aula Produção Executiva de Exposições, ministrada por Jaqueline Beltrame
18/08 – Aula O espaço como processo de criação, ministrada por Rommulo Vieira Conceição
23/08 – Aula Educação como espinha institucional, ministrada por Gleyce Kelly Heitor
25/08 – Aula Espaços autogestionados por artistas: emergências do agora, ministrada Andressa Cantergiani
30/08 – Aula O mercado de arte no Brasil: expansão recente, futuro incerto, ministrada por Ana Letícia Fialho
01/09 – Aula Direitos Autorais nas Artes Visuais, ministrada por Patricia Goulart
03/09 – Aula Encerramento: fechamento do ciclo de aulas, retomando questões de produção e curadoria após o conhecimento de outros tópicos abordados nas aulas, com Jaqueline Beltrame e Gabriela Motta

segunda-feira, 02 a 02 de agosto de 2021 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?