Agenda | Cultura | Literatura

Revista Serrote #38 ganha live de lançamento com Ynaê Lopes, Arjan Martins e Fabiana Moraes

Change Size Text
Revista Serrote #38 ganha live de lançamento com Ynaê Lopes, Arjan Martins e Fabiana Moraes Capa da Serrote/Divulgação

A revista Serrote será lançada nesta quarta-feira (28/7), às 18h, em uma live com a historiadora Ynaê Lopes e o artista Arjan Martins, que também participa da edição. O debate será mediado pela jornalista Fabiana Moraes. A live será transmitida pelo YouTube do IMS e pelo Facebook da Serrote.

“A grande perversidade de nossa história, e da forma como ela é contada, é que a herança da escravidão brasileira nos é esfregada na cara todos os dias. Só não vê quem não quer.” Dessa forma, Ynaê Lopes dos Santos (1982) descreve o racismo estrutural da sociedade brasileira. O argumento está no ensaio Um pouco de navio negreiro, um dos destaques da 38ª edição da Serrote, revista de ensaios do Instituto Moreira Salles, que chega às livrarias neste mês.

Na ocasião, haverá um debate com Ynaê Lopes e Arjan Martins (1960), que ilustra o ensaio de Lopes. Os três convidados discutirão os impactos do tráfico negreiro na formação da sociedade brasileira, marcada pela desigualdade. Também abordarão como os movimentos de resistência ao tráfico apontam para novas perspectivas de liberdade. “Na própria travessia atlântica, […] aquelas pessoas estavam redesenhando sua humanidade, tecendo-a sob novas condições”, escreve Lopes no texto da revista.

A Serrote #38 publica ensaio de Coco Fusco sobre decolonização dos museus, texto de Ynaê Lopes dos Santos a respeito das heranças do tráfico negreiro e artigo de Bruno Paes Manso sobre as influências do milicianismo na política brasileira.

Serviço

Live de lançamento da Serrote #38
Debate com Ynaê Lopes dos Santos e Arjan Martins. Mediação: Fabiana Moraes
28 de julho, às 18h
Transmissão ao vivo no YouTube do IMS e no Facebook
Nas duas plataformas, haverá interpretação em Libras. No Facebook, o recurso de legendas também estará disponível.
Evento gratuito

quarta-feira, 28 a 28 de julho de 2021 | 18h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?