Agenda | Cultura

Secretaria Municipal de Cultura inaugura Casa de Cultura Plauto Cruz

Change Size Text
Secretaria Municipal de Cultura inaugura Casa de Cultura Plauto Cruz Foto: Miguel Cisto/Divulgação

A Secretaria Municipal de Cultura homenageia um dos flautistas mais importantes do Brasil com a inauguração da Casa de Cultura Plauto Cruz, nesta quarta-feira (28/7). O instrumentista e compositor Plauto Cruz, nascido na cidade de São Jerônimo (RS), em 1929, escolheu Porto Alegre (RS) para perpetuar sua obra. O artista faleceu em 28 de julho de 2017, e em reconhecimento à sua trajetória, a SMC prestará homenagem ao músico, inaugurando um espaço cultural com seu nome. O evento será transmitido pelo Facebook da Fumproarte, às 14h

Na inauguração, três das composições de Plauto Cruz serão lembradas e celebradas na apresentação de Paulinho Parada e Grupo. O espaço é sede do Fundo de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte) e abrigará diversas atividades artísticas. O local será totalmente destinado à produção e manutenção das artes.

A Casa Azul, como era chamada o novo espaço de cultura, nasceu espontaneamente de uma necessidade da comunidade local e da boa vontade dos servidores do município. O espaço, onde funciona a parte administrativa da Direção do Fumproarte, até o início de 2018, estava mal conservado. Com ajudas voluntárias do Foto-Clube Porto-alegrense, da Associação Arte Para Todos, do escultor Mario Cladera e de servidores da SMC, o espaço foi revitalizado. Artistas e servidores limparam, lixaram, pintaram, arrumaram e organizaram toda a casa, inclusive o jardim, que hoje tem até uma pequena horta. 

Com a pandemia em 2020, muitos grupos de artistas da comunidade ficaram sem condições de seguir suas atividades, pagando aluguéis de suas salas e ficaram sem espaços para ensaiar e prosseguir com suas atividades, mesmo em sistema remoto. Grupos de professores e artistas foram acolhidos no espaço da então Casa Azul, que, a partir do dia 28 de julho, passará a se chamar Casa Plauto Cruz. 

Entre as atividades que hoje o novo centro cultural de bairro abrigam estão ensaios e aulas de dança flamenca, aulas de cavaquinho, encontros de memória do samba, onde são pesquisados sambistas antigos de Porto Alegre, atividades e aulas de escultura, apresentações de grupos de hip hop e encontros do Foto Clube Porto-alegrense. Todas as atividades, ensaios e aulas vêm sendo realizadas com os devidos protocolos de segurança e saúde pública em função da pandemia da Covid-19.

quarta-feira, 28 a 28 de julho de 2021 | 14h00

Casa de Cultura Plauto Cruz (Avenida Venâncio Aires, 67, Bairro Azenha)

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?