Oficina: Escrever narrativas, construir autoria: a escrita de narrativas como recurso autoral

Oficina: Escrever narrativas, construir autoria: a escrita de narrativas como recurso autoral
ESTE CURSO NÃO ESTÁ RECEBENDO MATRÍCULAS NO MOMENTO

Público alvo

Gente empenhada no domínio da escrita de diferentes tipos de textos.
Gente dedicada a qualificar suas competências na escrita.
Gente interessada em produção de narrativas literárias.

Ministrante

ester-mambrini

Ester Mambrini

Ementa

A constituição de autoria que fundamenta a proposta desta oficina é entendida como a mobilização de recursos expressivos pessoais, independentemente de formação escolar e dos percursos individuais de leitura e escrita. Tais recursos, na sua diversidade, são orientados por um viés metodológico comum para a produção de quatro textos narrativos e suas respectivas
reescritas (GUEDES, Paulo Coimbra. Olhar, imaginar, organizar, escrever. In: Da redação escolar ao texto – um manual de redação. Porto Alegre, UFRGS, 2003).

TÓPICOS CONCEITUAIS PARA APRENDIZAGEM
– Texto escrito como interlocução à distância, conflito narrativo como condição para contar uma história.
– Critérios de qualidade discursiva: unidade temática, concretude, objetividade, conflito.
– A descrição de pessoa e de objeto a serviço da narração.

DINÂMICA DA INTERLOCUÇÃO PARA APRENDIZAGEM
– Apresentação expositiva dos critérios de qualidade textual.
– Orientação para produção da primeira versão dos quatro textos, leitura pública dos textos produzidos e orientação para reescritas.
– Produção e leitura de cada reescrita.

PRODUÇÃO SEQUENCIAL DE OITO TEXTOS NARRATIVOS
– Relato de apresentação pessoal (+ reescrita);
– Relato sobre um aspecto do cotidiano (+ reescrita);
– Relato de uma emoção forte ou de uma experiência que produziu aprendizado (+ reescrita);
– Nova versão do anterior, explorando/introduzindo descrição de objeto ou pessoa(+ reescrita).

Mais informações em https://bit.ly/3hdgXoB

Cronograma

1º Encontro
– A unidade temática e o conflito narrativo: critérios para a produção do texto 1 – narrativa de apresentação pessoal.
2º Encontro
– Leitura, comentários e orientações para reescritas do texto 1.
3º Encontro
– Leitura pública das narrativas reescritas e orientação para a produção do texto 2: relato sobre um aspecto do cotidiano.
4º Encontro
– Leitura, comentários e orientações para reescrita do texto 2 – a unidade temática e sua relação com a concretude.
5º Encontro
– Leitura das narrativas reescritas e orientação para a produção do texto 3 – relato de uma emoção forte ou sobre uma situação que produziu aprendizado.
6º Encontro
– Orientações para leitura e reescritas do texto 3: objetividade x subjetividade
7º Encontro
– A descrição de pessoa ou de objeto a serviço do conflito – orientações para produção do texto 4.
8º Encontro
– Orientações para leitura, comentários e reescritas do texto 4.
9º Encontro
– Leitura de reescritas e retomada geral dos critérios de qualidade textual.
10º Encontro
– Dinâmica de produção textual para avaliação do curso e encerramento.

Informações

Financeiro

Cronograma

21/6
A unidade temática e o conflito narrativo: critérios para a produção do texto 1 – narrativa de apresentação pessoal
5/7
Leitura, comentários e orientações para reescritas do texto 1.
12/7
Leitura pública das narrativas reescritas e orientação para a produção do texto 2: relato sobre um aspecto do cotidiano
19/7
Leitura, comentários e orientações para reescrita do texto 2 - a unidade temática e sua relação com a concretude
26/7
Leitura das narrativas reescritas e orientação para a produção do texto 3 – relato de uma emoção forte ou sobre uma situação que produziu aprendizado
2/8
Orientações para leitura e reescritas do texto 3: objetividade x subjetividade
9/8
A descrição de pessoa ou de objeto a serviço do conflito – orientações para produção do texto 4
16/8
Orientações para leitura, comentários e reescritas do texto 4
23/8
Leitura de reescritas e retomada geral dos critérios de qualidade textual
30/8
Dinâmica de produção textual para avaliação do curso e encerramento

Descrição e informações

Para outras perguntas, escreva para [email protected].
Oficina: Escrever narrativas, construir autoria: a escrita de narrativas como recurso autoral
ESTE CURSO NÃO ESTÁ RECEBENDO MATRÍCULAS NO MOMENTO

Público alvo

Gente empenhada no domínio da escrita de diferentes tipos de textos.
Gente dedicada a qualificar suas competências na escrita.
Gente interessada em produção de narrativas literárias.

Ministrante

ester-mambrini

Ester Mambrini

Ementa

A constituição de autoria que fundamenta a proposta desta oficina é entendida como a mobilização de recursos expressivos pessoais, independentemente de formação escolar e dos percursos individuais de leitura e escrita. Tais recursos, na sua diversidade, são orientados por um viés metodológico comum para a produção de quatro textos narrativos e suas respectivas
reescritas (GUEDES, Paulo Coimbra. Olhar, imaginar, organizar, escrever. In: Da redação escolar ao texto – um manual de redação. Porto Alegre, UFRGS, 2003).

TÓPICOS CONCEITUAIS PARA APRENDIZAGEM
– Texto escrito como interlocução à distância, conflito narrativo como condição para contar uma história.
– Critérios de qualidade discursiva: unidade temática, concretude, objetividade, conflito.
– A descrição de pessoa e de objeto a serviço da narração.

DINÂMICA DA INTERLOCUÇÃO PARA APRENDIZAGEM
– Apresentação expositiva dos critérios de qualidade textual.
– Orientação para produção da primeira versão dos quatro textos, leitura pública dos textos produzidos e orientação para reescritas.
– Produção e leitura de cada reescrita.

PRODUÇÃO SEQUENCIAL DE OITO TEXTOS NARRATIVOS
– Relato de apresentação pessoal (+ reescrita);
– Relato sobre um aspecto do cotidiano (+ reescrita);
– Relato de uma emoção forte ou de uma experiência que produziu aprendizado (+ reescrita);
– Nova versão do anterior, explorando/introduzindo descrição de objeto ou pessoa(+ reescrita).

Mais informações em https://bit.ly/3hdgXoB

Cronograma

1º Encontro
– A unidade temática e o conflito narrativo: critérios para a produção do texto 1 – narrativa de apresentação pessoal.
2º Encontro
– Leitura, comentários e orientações para reescritas do texto 1.
3º Encontro
– Leitura pública das narrativas reescritas e orientação para a produção do texto 2: relato sobre um aspecto do cotidiano.
4º Encontro
– Leitura, comentários e orientações para reescrita do texto 2 – a unidade temática e sua relação com a concretude.
5º Encontro
– Leitura das narrativas reescritas e orientação para a produção do texto 3 – relato de uma emoção forte ou sobre uma situação que produziu aprendizado.
6º Encontro
– Orientações para leitura e reescritas do texto 3: objetividade x subjetividade
7º Encontro
– A descrição de pessoa ou de objeto a serviço do conflito – orientações para produção do texto 4.
8º Encontro
– Orientações para leitura, comentários e reescritas do texto 4.
9º Encontro
– Leitura de reescritas e retomada geral dos critérios de qualidade textual.
10º Encontro
– Dinâmica de produção textual para avaliação do curso e encerramento.

Informações

Financeiro

Cronograma

21/6
A unidade temática e o conflito narrativo: critérios para a produção do texto 1 – narrativa de apresentação pessoal
5/7
Leitura, comentários e orientações para reescritas do texto 1.
12/7
Leitura pública das narrativas reescritas e orientação para a produção do texto 2: relato sobre um aspecto do cotidiano
19/7
Leitura, comentários e orientações para reescrita do texto 2 - a unidade temática e sua relação com a concretude
26/7
Leitura das narrativas reescritas e orientação para a produção do texto 3 – relato de uma emoção forte ou sobre uma situação que produziu aprendizado
2/8
Orientações para leitura e reescritas do texto 3: objetividade x subjetividade
9/8
A descrição de pessoa ou de objeto a serviço do conflito – orientações para produção do texto 4
16/8
Orientações para leitura, comentários e reescritas do texto 4
23/8
Leitura de reescritas e retomada geral dos critérios de qualidade textual
30/8
Dinâmica de produção textual para avaliação do curso e encerramento

Descrição e informações

Para outras perguntas, escreva para [email protected].

Matricule-se

Informe seus dados e selecione o pagamento

Matricule-se

Informe seus dados e selecione o pagamento

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito

Escolhe uma das opções

Compras que não preencham os critérios da parceria serão canceladas.

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.