Público alvo
Gente dedicada a qualificar suas competências na escrita.
Gente interessada em produção de narrativas literárias.
Ministrante
Ementa
A constituição de autoria que fundamenta a proposta desta oficina é entendida como a mobilização de recursos expressivos pessoais, independentemente de formação escolar e dos percursos individuais de leitura e escrita. Tais recursos, na sua diversidade, são orientados por um viés metodológico comum para a produção de quatro textos narrativos e suas respectivas
reescritas (GUEDES, Paulo Coimbra. Olhar, imaginar, organizar, escrever. In: Da redação escolar ao texto – um manual de redação. Porto Alegre, UFRGS, 2003).
TÓPICOS CONCEITUAIS PARA APRENDIZAGEM
– Texto escrito como interlocução à distância, conflito narrativo como condição para contar uma história.
– Critérios de qualidade discursiva: unidade temática, concretude, objetividade, conflito.
– A descrição de pessoa e de objeto a serviço da narração.
DINÂMICA DA INTERLOCUÇÃO PARA APRENDIZAGEM
– Apresentação expositiva dos critérios de qualidade textual.
– Orientação para produção da primeira versão dos quatro textos, leitura pública dos textos produzidos e orientação para reescritas.
– Produção e leitura de cada reescrita.
PRODUÇÃO SEQUENCIAL DE OITO TEXTOS NARRATIVOS
– Relato de apresentação pessoal (+ reescrita);
– Relato sobre um aspecto do cotidiano (+ reescrita);
– Relato de uma emoção forte ou de uma experiência que produziu aprendizado (+ reescrita);
– Nova versão do anterior, explorando/introduzindo descrição de objeto ou pessoa(+ reescrita).
Mais informações em https://bit.ly/3hdgXoB
Cronograma
1º Encontro
– A unidade temática e o conflito narrativo: critérios para a produção do texto 1 – narrativa de apresentação pessoal.
2º Encontro
– Leitura, comentários e orientações para reescritas do texto 1.
3º Encontro
– Leitura pública das narrativas reescritas e orientação para a produção do texto 2: relato sobre um aspecto do cotidiano.
4º Encontro
– Leitura, comentários e orientações para reescrita do texto 2 – a unidade temática e sua relação com a concretude.
5º Encontro
– Leitura das narrativas reescritas e orientação para a produção do texto 3 – relato de uma emoção forte ou sobre uma situação que produziu aprendizado.
6º Encontro
– Orientações para leitura e reescritas do texto 3: objetividade x subjetividade
7º Encontro
– A descrição de pessoa ou de objeto a serviço do conflito – orientações para produção do texto 4.
8º Encontro
– Orientações para leitura, comentários e reescritas do texto 4.
9º Encontro
– Leitura de reescritas e retomada geral dos critérios de qualidade textual.
10º Encontro
– Dinâmica de produção textual para avaliação do curso e encerramento.
Informações
- 20 h/a
- 6 vagas
- 700 (público geral)
-
em até 3x no cartão ou
à vista boleto/PIX
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